Após autorização do governador Carlos Moisés da Silva, oito militares do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e seis cães de busca e resgate vão auxiliar as equipes de trabalho em Petrópolis/RJ, que já contabiliza 136 mortes em razão das chuvas.
Os militares catarinenses possuem o Curso de Bombeiros Cinotécnicos, ou seja, estão aptos para buscas, salvamento e resgate com cães. Os binômios, como são chamadas as duplas de bombeiro militar e cão de busca, são certificados para este tipo de atuação.
Três dos binômios que estão nesta equipe atuaram na tragédia de Brumadinho/MG.
O comando da operação ficará a cargo do Capitão Alan Delei Cielusinky, que faz parte da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, que já foi um binômio e atuou na tragédia de Mariana/MG, quanto na equipe da Força Nacional dos jogos Olímpicos Rio 2016.
Para atuação em Petrópolis está prevista a formação de duas equipes, a primeira delas partirá neste sábado (19) com as aeronaves e atuará por cinco dias em terreno. Após este período será substituída por outras equipes enquanto for necessário.
Militares que irão a Petrópolis nesta primeira equipe:
Capitão BM Alan Deley Cielusinski – Xanxerê (comando da operação)
3º Sargento BM Jaques Douglas Romão e cão Bravo – Blumenau
Soldado BM Joscley Tracz e cão Iron – Xanxerê
Soldado BM Thiago Evandro de Amorim e cão Moana – Itajaí
Cabo BM David Canever e cão Léia – Canoinhas
Cabo BM Ronaldo Fumagalli e cão Hunter – Curitibanos
Soldado BM Giandro Rissi – Curitibanos (logística)
Soldado BM Guilherme Pereira Galli e cão Sasuke – Lages