Até o dia 18 de setembro, a Biblioteca da Unoesc estará promovendo a exposição “Desamarre o Olhar”, que enaltece o talento de Lourdes Dassi e Nilza Wyzykowski, duas artistas plásticas joaçabenses que impressionam por captar, com grande realismo e sensibilidade, o melhor das paisagens que rodeiam seu cotidiano. A visitação, que foi aberta com uma pequena cerimônia realizada no local na sexta-feira (20), é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 18h às 22h.
As obras expostas fazem parte de um vasto acervo particular das artistas, construído a mais de 50 anos. São 20 obras de pintura óleo sobre tela e 28 peças em porcelana.
O trabalho de Nilza é marcado por pinturas de cenários de antigas moradias, caminhos, comércios, paisagens e lembranças. Lourdes retrata figuras humanas, paisagens e pinta porcelanas, sendo que essas peças possuem exposição permanente em sua casa.
— Dei aulas de pintura por 42 anos e parei por causa da pandemia. Amo pintar, amava dar aula. Para o artista mostrar o trabalho é uma realização, fiquei muito feliz por essa oportunidade — afirmou Nilza.
— É um prazer estar ocupando esse espaço, já vim outras vezes e é sempre muito bom mostrar um pouquinho daquilo que faço. Convido para que todos venham prestigiar — convidou Lourdes.
A exposição é comemorativa aos 104 anos de Joaçaba, tem curadoria de Rita Baratieri e produção de Alvarito Baratieri. O coordenador da rede de Bibliotecas da Unoesc, Tiago Diersmann ressalta que no local estão sendo seguidos todos os protocolos para a prevenção da Covid-19.
— É uma forma de prestigiar a nossa cultura. A biblioteca da Unoesc apoia essa e outras exposições que engrandeçam o talento dos artistas da região. Venham nos visitar — ressaltou Tiago.
Fonte: Ascom