Diante do cancelamento da realização do carnaval, por conta da pandemia da Covid-19, a Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) realizou uma pesquisa com seus associados para saber o posicionamento de cada um quanto a realização do tradicional feriado. O resultado apontou que 71% dos participantes são contrários à realização do feriado e que 82% é a favor de trabalhar em horário normal em seus estabelecimentos.
Além de indicar se era favorável ou não ao feriado, a grande maioria dos associados escreveu um posicionamento sobre o assunto e demonstrou ser contrária a realização do feriado comentando que a pandemia da Covid-19 já teria deixado os setores impossibilitados de produzir em 2020.
O resultado da pesquisa foi compartilhado com a prefeitura que analisava a viabilidade do feriado e com isso revogou o ponto facultativo de Carnaval que seria no dia 16 de fevereiro. Desta forma, a prefeitura e todas as repartições públicas do Município atenderão normalmente na semana de Carnaval.
Uma pesquisa semelhante também foi realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Joaçaba (CDL) e apontou que os comerciantes associados responderam, em sua maioria, não serem favoráveis à realização do feriado e por isso atenderão normalmente.
Para o presidente da ACIOC, Angelo Junior Radavelli, um dos papéis da Associação é dar voz aos seus associados. Além disso, a tomada de decisões em conjunto favorece o interesse coletivo.