Assédio moral no trabalho foi tema de seminário em Joaçaba

A Unoesc Joaçaba, por meio do Programa de Mestrado em Biociências e Saúde, sediou no dia 26 de abril, o 7º Seminário de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora que teve como tema o assédio moral e contou com um público de aproximadamente 480 pessoas. O Evento foi promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do trabalhador e da Trabalhadora de Joaçaba (CISTT) em parceria com a Prefeitura e fez parte das ações do “Abril Verde”, mês dedicado a conscientização do trabalho seguro e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Participaram autoridades da Justiça do trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Sistema Único de Saúde (SUS),sindicatos dos trabalhadores, do INSS, representantes políticos e da Universidade além de profissionais de diversos setores.

Assédio moral no trabalho foi tema de seminário em Joaçaba
Assédio moral no trabalho foi tema de seminário em Joaçaba

Abrindo o seminário ocorreu a premiação do concurso fotográfico “O trabalho pela vida, não a vida pelo trabalho” que premiou as cinco melhores fotos de flagrantes de situações de risco ou que demonstrassem possibilidade de  acidentes no ambiente laboral.

— O objetivo do concurso foi conscientizar para a necessidade da prevenção e incentivar todos para que fiquem atentos às situações de risco em seu dia a dia — comentou o coordenador da CISTT, Diogo Gustavo Sordi.

O Instituto Federal Catarinense de Luzerna (IFC) realizou uma encenação sobre o tema do Seminário. Na sequência, o procurador do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) Sandro Eduardo Sardá ministrou a palestra “O assédio Moral nas relações de trabalho”.

O público presente acompanhou ainda uma explanação realizada pelas procuradoras do MPT, Ana Roberta Tenório Lins Haag e Mariana Casagranda sobre o “Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho”, base de dados eletrônica que reúne dados oficiais relacionados aos acidentes e doenças do trabalho e que podem fomentar pesquisas, políticas públicas e ações de prevenção. Depois, ocorreu a palestra com o tema “Valoração do dano no ambiente de trabalho e sua prevenção”, foi ministrada pelo Auditor Fiscal do MPT-SC Paulo Cervo.

Finalizando as atividades, foi promovido um debate mediado pelo professor da Unoesc e especialista em Direito do Trabalho, Leonardo Sanguanini.

Fonte: Alessandra de Barros/Assessoria de Imprensa

Veja agora

Basket Joaçaba e base Ablujhe jogam pelo catarinense neste sábado (07)

Agenda cheia para a ABLUJHE no feriado de 7 de Setembro. Os gigantes do Basket …