Aldo Schneider, presidente da Assembleia Legislativa de SC, morre em Balneário Camboriú aos 57 anos

O deputado estadual Aldo Schneider (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), 57 anos, morreu na tarde deste domingo (19), em Balneário Camboriú.

Deputado estadual de SC, presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Aldo Schneider (Foto: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL)
Deputado estadual de SC, presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Aldo Schneider (Foto: Eduardo G. de Oliveira/Agência AL)

Desde 2017, o político lutava contra um câncer na coluna e passou por vários tratamentos de saúde. Ele estava internado no Litoral Norte catarinense há 18 dias com quadro de infecção. Em maio, o deputado precisou passar pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Florianópolis, após fazer um procedimento cirúrgico de traqueostomia.

De acordo com as primeiras informações da assessoria do parlamentar, o velório do será em Ibirama, no Vale do Itajaí. O corpo será cremado na segunda-feira (20) em Balneário Camboriú. A Polícia Rodoviária Federal e Militar irá fazer a escolta durante os deslocamentos. Ele deixa a esposa e dois filhos.

Schneider tomou posse como presidente da Alesc em fevereiro deste ano. Por conta da morte, a assembleia decretou luto oficial por três dias e não abrirá para atendimento ao público nesta segunda-feira. O Governo do Estado também decretou luto oficial por sete dias.

Perfil

Aldo Schneider nasceu 23 de maio de 1961 e iniciou seus estudos em Agrolândia, no Vale do Itajaí. Formou-se em Gestão Empresarial pela Uniasselvi e ingressou na Secretaria de Estado da Fazenda como analista da Receita Estadual em 1980.

Foi vereador em Ibirama, tendo como bandeira a emancipação do atual município de Vitor Meireles, onde foi o primeiro prefeito, cargo que voltou a ocupar por mais duas vezes.

Foi eleito deputado estadual de Santa Catarina com 36.449 votos, em 2010, e reeleito com 58.646 votos em 2014. Na última Legislatura entre 2014 e 2018 foi indicado para presidir a Alesc.

Repercussão

O governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) decretou luto oficial por sete dias devido a morte do presidente da Alesc. “Com tristeza recebo a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Aldo Schneider, com quem tive oportunidade de amplo convívio na condição de homem público e amigo. Ele deixa um legado de realizações e serviços prestados a Santa Catarina. Lutou até o fim, com a garra e coragem que sempre lhe foram peculiares. Meus sentimentos à família e a todos os que acompanharam sua jornada”, disse o governador por meio de nota.

Cargo

Com a morte de Aldo Schneider, quem assume a presidência da Alesc é o primeiro vice-presidente, Silvio Dreveck (PP). Ainda não há informações se serão convocadas novas eleições.

Fonte:G1/SC

Veja agora

Diversas ações devem marcar o dia nacional de combate a dengue

Este sábado, é o dia nacional de combate a dengue. A vigilância ambiental de Herval …