O deputado estadual Aldo Schneider (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), 57 anos, morreu na tarde deste domingo (19), em Balneário Camboriú.
Desde 2017, o político lutava contra um câncer na coluna e passou por vários tratamentos de saúde. Ele estava internado no Litoral Norte catarinense há 18 dias com quadro de infecção. Em maio, o deputado precisou passar pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Florianópolis, após fazer um procedimento cirúrgico de traqueostomia.
De acordo com as primeiras informações da assessoria do parlamentar, o velório do será em Ibirama, no Vale do Itajaí. O corpo será cremado na segunda-feira (20) em Balneário Camboriú. A Polícia Rodoviária Federal e Militar irá fazer a escolta durante os deslocamentos. Ele deixa a esposa e dois filhos.
Schneider tomou posse como presidente da Alesc em fevereiro deste ano. Por conta da morte, a assembleia decretou luto oficial por três dias e não abrirá para atendimento ao público nesta segunda-feira. O Governo do Estado também decretou luto oficial por sete dias.
Perfil
Aldo Schneider nasceu 23 de maio de 1961 e iniciou seus estudos em Agrolândia, no Vale do Itajaí. Formou-se em Gestão Empresarial pela Uniasselvi e ingressou na Secretaria de Estado da Fazenda como analista da Receita Estadual em 1980.
Foi vereador em Ibirama, tendo como bandeira a emancipação do atual município de Vitor Meireles, onde foi o primeiro prefeito, cargo que voltou a ocupar por mais duas vezes.
Foi eleito deputado estadual de Santa Catarina com 36.449 votos, em 2010, e reeleito com 58.646 votos em 2014. Na última Legislatura entre 2014 e 2018 foi indicado para presidir a Alesc.
Repercussão
O governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) decretou luto oficial por sete dias devido a morte do presidente da Alesc. “Com tristeza recebo a notícia do falecimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Aldo Schneider, com quem tive oportunidade de amplo convívio na condição de homem público e amigo. Ele deixa um legado de realizações e serviços prestados a Santa Catarina. Lutou até o fim, com a garra e coragem que sempre lhe foram peculiares. Meus sentimentos à família e a todos os que acompanharam sua jornada”, disse o governador por meio de nota.
Cargo
Com a morte de Aldo Schneider, quem assume a presidência da Alesc é o primeiro vice-presidente, Silvio Dreveck (PP). Ainda não há informações se serão convocadas novas eleições.
Fonte:G1/SC