Agricultura familiar garante merenda escolar de qualidade em Herval d´Oeste.

Foto: Produtor: Edson Paulo da Silva
Foto: Produtor: Edson Paulo da Silva

A Prefeitura de Herval d´Oeste, através da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura e EPAGRI , mais uma vez sai na frente ao incentivar a agricultura familiar, realizando a compra de produtos de produtores do município a fim de fornecê-los na merenda escolar, de acordo com a Lei n° 11.947/2009 aonde exige que do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Em 2018 em torno de 42% dos recursos repassados foram gastos com a agricultura familiar.

O PNAE é um programa do Ministério da Educação que garante a alimentação dos alunos da rede básica de educação através da transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O principal objetivo é atender as necessidades nutricionais desses alunos durante a sua permanência na escola, contribuindo para seu crescimento com uma alimentação saudável e consequente aprendizagem e maior rendimento escolar.

O Vice Prefeito e Secretário de Educação Secretário de Educação, Mauro Sérgio Martini, destaca que a merenda escolar oferecida pelas escolas do município passa por um acompanhamento nutricional periodicamente, com elaboração de cardápios de acordo com a necessidade dos alunos, para assim melhorar o rendimento escolar. O Vice Prefeito relata ainda que com a aquisição de produtos da agricultura familiar, todos os envolvidos saem ganhando, pois incentiva a produção, gera desenvolvimento, melhora ainda mais a qualidade da merenda e o rendimento escolar. “Queremos com esse projeto, incentivar o agricultor familiar, oferecendo a ele a possibilidade de vender o seu produto a preço de mercado. Temos certeza que com isso, a qualidade da merenda escolar aumentará ainda mais e a nossa educação que já é ótima, ficará melhor ainda” disse o vice-prefeito.

Atualmente são adquiridos em torno de 25 produtos da agricultura familiar: hortaliças, ovos, feijão, temperos, chás, panificados, geléias de frutas, mel, frutas, açúcar mascavo, queijo, fubá, suco de uva. A meta para 2019 é ampliar a compra, investindo ainda mais do recurso federal repassado na agricultura local.

Veja agora

Motorista de caminhão fica ferido após tombamento de veículo em Herval d’Oeste

Por volta das 04h da manhã desta quinta-feira (22) o Corpo de Bombeiros Militar foi …