Em sessão de julgamento realizada nesta quinta-feira (28) no Plenário da Câmara de Vereadores de Capinzal, o Tribunal do Júri condenou Marciano Luiz Nardi Mattos a 8 anos de reclusão em regime inicial semiaberto pela tentativa de homicídio praticada contra Jeferson Jean dos Santos no ano de 2013 no interior do município de Ouro.
Conforme a sentença proferida por volta das 14h15min pelo Juiz Substituto, Dr. Carlos Henrique Gutz Leite de Castro, o acusado, que respondeu o processo em liberdade, recebeu o direito de recorrer da sentença em liberdade.
A Promotora, Raquel Marramon da Silveira, comenta que o Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público pela condenação com o recurso que dificultou a defesa do ofendido, afastando o motivo fútil que foi defendido no plenário.
A advogada, Camila Raquel Hilgert, que foi nomeada para fazer a defesa do réu no Tribunal do Júri, confirma que estará recorrendo da decisão, pois entende que a pena foi muito elevada. Ela defendeu a tese de legítima defesa, mesmo não obtendo a absolvição conseguiu a retirada e convencimento ao Ministério Público de uma das qualificadoras. Ela atribui uma vitória, já que a tentativa de homicídio pronunciado foi duplamente qualificado.
Relembre
O crime ocorreu no dia 16 de junho de 2013, em frente ao salão comunitário de Linha Maziero (Ouro). De acordo com a denúncia do Ministério Público, Marciano teria agredido a vítima, que era segurança de uma matinê, com um golpe de facão na cabeça. A vítima foi socorrida, levada ao hospital e sobreviveu.
Na visão do MP, Marciano tinha intenção de matar Jeferson, mediante o recurso que dificultou a sua defesa, por ter sido praticado pelas contas. Após o fato, o réu empreendeu fuga com amigos, tendo sido posteriormente preso pela Polícia Militar. O instrumento do crime foi encontrado em seu veículo.
Este julgamento chegou a ser agendado para o dia 24 de março deste ano, mas foi adiado por decisão judicial.
Fonte: Capinzal Fm