Ações para a juventude catarinense é pauta de Assembleia do ICJ

A Assembleia do Instituto Catarinense de Juventude aconteceu nas dependências do Sindicato dos Empregados do Comércio de Joaçaba, no último fim de semana (05 e 06 de abril). O ICJ tem por prioridade a atuação com adolescentes e jovens do estado de Santa Catarina e seus principais eixos de atuação são: 1. Participação Política e Políticas Públicas de Juventude; 2. Comunicação; 3. Meio Ambiente e Ecologia Integral; e 4. Saúde Mental e Projeto de Vida.

Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Instituto, da sociedade civil e de parlamentares convidados com atuação estadual, a fim de refletir sobre a atual conjuntura política no Brasil e no mundo. O encontro ainda serviu para a partilha de projetos em andamento, debate e trabalhos em grupo, com o objetivo de pensar perspectivas de atuação a partir das diferentes realidades da juventude catarinense.

A abertura do encontro iniciou com mística e reflexão seguida de análise de conjuntura do cenário estadual, nacional e internacional. Momento este conduzido por Cláudio Júnior Weschenfelder (Claudinho) – Ex-prefeito de Guarujá do Sul e atual coordenador de mandato do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) – e de Marcos José de Abreu (Marquito) – ativista ambiental e deputado estadual pelo PSOL.

Análise de Conjuntura

Claudinho que atuou em mandato jovem no executivo, durante 8 anos na prefeitura de Guarujá do Sul/SC, partilha uma análise de contexto político internacional, destacando a importância de temas como saúde mental e mudanças climáticas para encantamento e mobilização de jovens, tendo em vista o empoderamento da juventude. Na visão dele, o ICJ está conectado com essas necessidades e sai na frente ao colocá-las na pauta de suas discussões, ações e projetos.

Marquito, por sua vez, com atuação marcada por um mandato agroecológico, após um trabalho de 6 anos como vereador de Florianópolis, dá ênfase a alguns pontos no cenário nacional e estadual. Nacionalmente, destaca a importância do processo de conferências, onde cita, entre outras, a Conferência do Meio Ambiente. Em âmbito mais geral de temas e perspectivas para pensar políticas de juventude, pontua: a importância de políticas de permanência do estudante na universidade e de investimento em extensão e pesquisa. Nessa ótica, destaca a necessidade de formações humanas, que não visem apenas criar “mão de obra” para o mercado. Destaca a relevância de se ter políticas culturais, bem como a dificuldade atual de acesso a políticas municipais e estaduais. Por fim, o deputado põe em pauta a questão do consumo consciente em vista de uma vida melhor, “O consumo não é tudo! Todo mundo tem que ter acesso, ter direito a uma casa, a um carro, a comer bem, a se divertir, a passear. Agora, a que custos isso vai ter? E a que condições a gente vai alcançar? Aí é um outro debate.”

Parlamentares convidados e memória de história do ICJ

Estiveram presentes também, Pedro Nogueira (Pedrinho), representando o deputado estadual Neodi Saretta (PT/SC); Renato Piaia, em representação ao deputado estadual Fabiano da Luz (PT/SC); Daniely R. Luz, assessora da deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) e Adriano De Martini (Adrianinho), representando o deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT/SC).

Ainda no sábado (05), a assembleia deu continuidade com memória da história de 13 anos do ICJ; partilha dos projetos em andamento e trabalhos em grupos sobre as ações e possibilidades de atuação. “Em 2012, na fundação do ICJ, sonhávamos com este momento que estamos vivenciando agora, onde o Instituto tem vários projetos em andamento e pessoas que sonham e trabalham juntas pela vida das juventudes”, comenta Rodrigo Silva Wolfart, da equipe de coordenação do ICJ.

Encaminhamentos finais

No domingo (06), as atividades seguiram com grupos de trabalho a partir dos eixos do ICJ (meio ambiente e ecologia integral; comunicação; saúde mental e projeto de vida; além de participação política e políticas públicas). Momento este de partilha e construção das ações e projetos junto as diferentes juventudes. Ao final do encontro foi realizado debate e aprovação do novo estatuto, mudança de sede do ICJ que passa a se estabelecer em Herval d’ Oeste, além de prestação de contas e eleição da nova diretoria e conselho fiscal.

Fonte: Ascom

Veja agora

Homem é baleado e morre após sacar arma durante abordagem

Lucas Marcon tinha 30 anos (Foto: Reprodução/Oeste Mais) Um homem foi morto a tiro na …