Os acadêmicos da 7ª fase do curso de Engenharia Mecânica, da Unoesc Joaçaba, tiveram um grande desafio durante o primeiro semestre de aulas. Desafio no qual, precisaram aliar teoria e prática construindo mecanismos, que movidos por um único motor, se movimentassem andando.
Para a realização da tarefa, a turma foi dividida em seis grupos e com a ajuda de um software desenvolveram o projeto, a modelagem geométrica dos componentes mecânicos e as simulações dinâmicas e de transmissão desses mecanismos. Depois, foi a vez de que encontrar formas de fabricar os robôs.
— Alguns dos acadêmicos optaram por utilizar madeira e impressão 3D, outros, peças em aço. Além disso, utilizaram partes de impressoras, engrenagens e peças diversas. Tudo precisou ser modelado ou cortado para se adaptar ao projeto, ou seja, foi um processo que exigiu bastante deles — ressaltou o professor Guido Willian Navia Valério.
Ao final da atividade, os acadêmicos reuniram-se na sala de aula para apresentar os resultados. Na oportunidade, eles compartilharam suas ideias, dificuldades e, principalmente, mostraram o desempenho obtido pelo robô que foi colocado para andar.
— Os alunos perceberam que no papel as coisas são muito mais simples que na prática. Foi gratificante ver a dedicação durante a execução de cada fase do projeto e a felicidade deles apresentando aquilo que eles próprios construíram, que era o objetivo principal da tarefa — finalizou o professor.
Fonte: Comunicação Unoesc