Acadêmicas apresentam ideias de empreendedorismo para Vila Cachoeirinha

Acadêmicas apresentam ideias de empreendedorismo para Vila Cachoeirinha
Acadêmicas apresentam ideias de empreendedorismo para Vila Cachoeirinha

No último sábado, 30 de junho, foi realizado o encerramento do projeto Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social. A iniciativa é uma parceria entre a Unoesc e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Como resultado das atividades, que começaram em novembro do ano passado, foram apresentadas quatro ideias de negócios, para serem inseridas na comunidade Cachoeirinha, em Joaçaba. A ação, coordenada pelas professoras Ivonez Xavier de Almeida e Luciana Aparecida Nunes, contou com a participação final de seis estudantes, de diferentes cursos de graduação.

O diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do campus de Joaçaba, professor Júlio César Ribeiro Lyra, agradeceu ao Sebrae pela oportunidade da Unoesc em fazer parte desse projeto, e destacou que a universidade foi a segunda no País e primeira no Estado a participar dessa ação. Para a coordenadora do Sebrae na região Meio-Oeste, Sueli Bernardi, o objetivo dessa parceria é levar o empreendedorismo social para as comunidades, por intermédio dos docentes e acadêmicos.

— A ideia é disseminar a cultura do empreendedorismo, principalmente do social. É trazer o olhar da empresa para as necessidades da comunidade. No que depender do Sebrae, faremos o possível para executar esses projetos — salientou.

Durante os setes meses de duração do programa, os acadêmicos tiveram contato, inicialmente, com a parte teórica, para entender os conceitos de empreendedorismo social e negócios de impacto social. O empreendedorismo social busca produzir bens e serviços para solucionar problemas sociais, é direcionado para segmentos populacionais em situações de risco social – exclusão, pobreza, miséria, risco de vida – e tem o propósito de gerar impacto social.

— O investimento realizado no empreendedorismo social traz impacto para toda a comunidade, o objetivo é melhorar a vida de outras pessoas, a partir das nossas ações — comentou a professora Ivonez.

Na sequência, os alunos visitaram duas comunidades, São Jorge, em Herval d’Oeste e Vila Cachoeirinha, em Joaçaba. Após o diagnóstico, os próprios acadêmicos optaram pela segunda comunidade, porque a consideraram como a mais desassistida, e retornaram para conversar e entender as principais demandas dos moradores. A professora Luciana explicou que, por meio dos questionários, os estudantes conseguiram quantificar o número de casas e moradores, bem como a renda e a profissão de cada pessoa.

— Entre as demandas relatadas, observamos a falta de saneamento básico, a grande quantidade de animais perdidos e o desemprego — relatou Luciana.

Com as informações em mãos, os estudantes começaram a pensar em projetos que impactassem a Cachoeirinha. Eles passaram, novamente, pela parte teórica, que teve a colaboração dos professores César Rodrigo Kasteller, Patricia Zilio Tomasi, Tadiane Regina Popp e Tânia Durigon, e desenvolveram todas as etapas do projeto, desde a descrição da ideia ao levantamento de gastos.

Conheça os projetos

Social Cooper
Alessandra Borges (Administração – Campos Novos) e Larissa Antonelo (Direito – Joaçaba)
Cooperativa de prestação de serviços, que cadastra os moradores da comunidade, conforme a atividade que sabem exercer (limpeza, jardinagem, marcenaria), e os direciona para o local que precisa desse serviço.

Artesanato e Marcenaria
Jennifer Mayse Sipp (Ciências Contábeis – Joaçaba) e Izadora dos Santos (Administração – Joaçaba)
Criação de um Microempreendedor Individual (MEI) para a venda de artesanatos em tecidos e objetos em madeira.

Acessibilidade na Lata
Manuella Sônego Boneli da Silva (Direito – Joaçaba)
Gerar renda para comunidade através da fabricação de placas de acesso, escritas em braile (alto relevo).

Almofada Solidária
Jucelia Depelegrin (Direito – Joaçaba)
Confecção de uma almofada para minimiza a dor das mulheres que retiraram a mama por causa do câncer.

Fonte: Dhébora Santiago/Assessoria de Imprensa

Veja agora

Diversas ações devem marcar o dia nacional de combate a dengue

Este sábado, é o dia nacional de combate a dengue. A vigilância ambiental de Herval …