Abertas as inscrições para o Encontro Afro Literário

Acontecerá nos dias 14,15 e 16 de Abril das 19 às 21 horas o Encontro Afro Literário. Este projeto foi contemplado no Edital Elisabete Anderle estava programado para acontecer de forma presencial na EEB.Gov.Celso Ramos. No entanto,a situação de pandemia não permite. Desta forma a Fundação Catarinense de Cultura autorizou a reformulação para acontecer de forma online.

Este projeto visa a formação de profissionais da educação, profissionais ligados à cultura e pessoas que gostam e têm interesse em estudar a história e cultura afro-brasileira. Os palestrantes do Encontro são: 

Maurício Pestana – Jornalista, publicitário, gestor público e cartunista, sendo considerado o cartunista negro de maior sucesso na história do Brasi. É CEO da Revista Raça e já publicou mais de 60 obras.

Eliane Debus –  Mestre em Literatura Brasileira pela UFSC, Doutora em Letras pela PUC-RS. É professora no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação, da UFSC, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação. Membro do Grupo de Estudos de Literatura Infantil e Educação para a Literacia (LIBEC), da Universidade do Minho, Braga/Portugal. Tem livros publicados para crianças e jovens.

Jeruse Romão – Graduada em Pedagogia, Mestrado em Educação pela UFSC. Atuou como professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Florianópolis e São José e no curso de Pedagogia da Unisul. Foi consultora da UNESCO para o Ministério da Educação, analisando e propondo políticas para jovens negros e indígenas. Atua como consultora para a implementação da lei 10.639/03. É autora de artigos e organizadora de publicações que abordam as relações raciais na educação e a história da educação do negro.

Fabio Garcia – Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de Santa Catarina/UFSC. Mestrando em Educação pela UFSC. Professor do Ensino Fundamental, Médio e EJA/Ead. Desenvolve projetos relacionados às políticas públicas para a promoção da igualdade racial, além de proferir palestras e cursos sobre a cultura de matriz africana no Brasil.Autor de vários livros na temática afro.

Serge Kabongo – Nascido na República do Congo, artista autodidata, Kabongo seguiu o caminho das artes plásticas aos 13 anos. Formou-se pela Académie dês Beaux-Arts de Kinshasa em 2009, onde aperfeiçoou as técnicas avançadas de desenho e da pintura. Em 2017, formou-se em design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Os participantes receberão certificado e as escolas que tiverem professores participando da formação receberão um kit de livros. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGIN8iVIo5hHvpENMXeOCus8O6Mt-V-y14Is6AANLtzhuIJA/viewform?usp=sf_link

Veja agora

Circuito GAZ acontece neste sábado em Joaçaba

Acontece neste sábado(23) no auditório da Unoesc em Joaçaba, mais uma edição do Circuito GAZ. …