Inicia hoje a 20º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina se comprometeu em repassar os lotes de vacinas em 3 etapas, sendo que nessa primeira etapa Joaçaba irá receber 40% das doses de vacina. Estima-se que 7.532 pessoas deverão receber a vacina no município.
A vacina é destinada às pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Além deste público, poderão ser imunizados contra a influenza, os trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
A Secretaria Municipal de Saúde de Joaçaba estará disponibilizando a vacina no Posto Central, ESF Frei Bruno, ESF Nossa Senhora de Lurdes, ESF Santa Tereza, ESF Vila Pedrini, ESF Vila Remor e no dia D da campanha também estará disponível no Posto de Saúde de Santa Helena e no Posto de Saúde de Nova Petrópolis.
Para realizar a vacina é necessário a Cartão SUS, a Carteira de Vacinação e algum comprovante profissional e/ou a autorização de sua instituição. Professores devem apresentar o “Termo para vacinação de professores atuantes no município de Joaçaba” e aqueles que se enquadram com alguma comorbidade devem trazer o atestado médico especificando a indicação da vacina, exceto aos pacientes inscritos em programas como: diabéticos, hipertenso.
No caso dos pacientes acamados, serão vacinados conforme visitas domiciliares programadas pela ESF (posto de saúde) do bairro. Na APAE, no Presídio Regional de Joaçaba (DEAP – Departamento de Administração Prisional) e Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório – CASEP, serão realizadas as vacinas em data, a ser programada pela enfermeira do ESF.
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 1º de junho, sendo que o dia 12 de maio será o Dia D, data da mobilização nacional, onde o atendimento acontecerá das 08hrs da manhã às 17h da tarde, sem fechar ao meio dia.
Fonte: Marivania Carvalho da Silva/Assessoria de Imprensa