O Poder Legislativo de Joaçaba prestou uma homenagem à 1ª Vara da Justiça Federal de Joaçaba pelos 30 anos de instalação da unidade. Por proposição do vereador Chico Lopes, a Câmara concedeu uma Moção de Aplauso para a instituição na sessão da última segunda-feira (16). Em dezembro de 2017, a unidade comemorou 30 anos.
A juíza titular, Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva, ressaltou que chegou a Joaçaba em 2005 e que coube a ela dar segmento ao bom trabalho que já vinha sendo desenvolvido. Que hoje a Vara tem 4.846 processos em andamento e 6.745 processos suspensos. Que em 2017, foram 3.548 sentenças prolatadas e 1.749 audiências realizadas. Ressaltou que os números são de fato importantes e demonstram o resultado do trabalho.
“No entanto, nós alcançamos as metas devido às pessoas que compõe a Justiça Federal que, não se resume a prédios, números, nem mesmo aos processos. Ela é feita de pessoas e tem por objetivo servir a outras pessoas. Por isso, dedico estes minutos de meu pronunciamento à minha equipe”, discursou a juíza. Segundo ela, a unidade de Joaçaba é uma das Varas da 4ª Região que mais prolatam sentenças. “O que nos propomos a fazer é dar continuidade ao nosso trabalho aqui na Justiça Federal de Joaçaba, administrando com humanidade e produtividade, com zelo pelo interesse público e sobretudo cientes de que servimos à sociedade”.
Ana Cristina falou ainda que vivemos tempos desafiadores, onde a ‘coisa pública’ é apontada como ‘coisa de ninguém’. Que a Justiça Federal vem fazendo sua parte e demonstrando ao Brasil que todos estão submetidos a Lei, independentemente do cargo ou da posição social. “Temos sido a última esperança do povo brasileiro e estamos respondendo a altura. O Poder Judiciário é alicerce da democracia e cuidaremos para preservá-lo, apesar dos ataques que vem sofrendo”. Ela estava acompanhada pelo juiz substituto Ricardo Fay e pelo diretor de secretaria Ramon Paulo Garcia.
O proponente da homenagem, vereador Chico Lopes, ressaltou a importância da cidade de Joaçaba no contexto regional devido a representatividade de órgãos federais. Ressaltou a importância do trabalho da Justiça Federal para a região e que é essencial que a Justiça Federal seja cada vez mais fortalecida. O presidente Almir Pastori, assim como os demais vereadores, também se expressaram a respeito da instituição e de sua importância para o país.
Fonte: Adriana Panizzi/Assessoria de Imprensa