O curso aborda temas como: noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito, evitando e/ou minimizando o índice de acidentes; o meio ambiente e dos cuidados para a sua preservação; a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas; os principais aspectos de higiene e de prevenção de doenças; entre outros.
As instruções tem como ênfase a busca pela valorização da cidadania e do respeito ao ser humano com a apresentação e a motivação de valores, tais como, a disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos e à natureza e a prática da solidariedade.
O curso é ministrado durante o ano letivo com atividades planejadas para um encontro semanal, podendo ser realizadas aos sábados ou durante a semana, em horário inverso ao das atividades escolares. Durante o primeiro semestre o aluno recebe informações básicas e criam afinidades com o projeto e envolvidos no mesmo, e ao concluir este primeiro módulo se forma Bombeiro Mirim, o que lhe dá direito a receber o certificado de participação, o fardamento e frequentar as atividades dos módulos II e III, que abordam questões mais completas das questões citadas acima.
OBJETIVOS
Promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e inclusão social de crianças e adolescentes, através da preparação dos mesmos para as ações de defesa civil e com práticas vivenciais de prevenção e segurança junto ao Corpo de Bombeiros. Resultando ainda na melhora da auto-estima e da autoconfiança, criando uma expectativa de futuro melhor, principalmente nas crianças que vivem em situação socialmente vulnerável.
PÚBLICO-ALVO
Crianças e adolescentes entre 10 e 11 anos de idade, voluntárias, autorizadas pelos responsáveis a participar, e ainda que esteja frequentando regularmente o ensino fundamental ou médio.
Período das inscrições: de 01 a 20 de abril de 2018.
Os interessados deverão ir até o Corpo de Bombeiros e preencher a ficha de inscrição .
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Ter idade entre 10 (dez) e 11 (onze) anos .
Estar com boa frequência escolar;
Apresentar último boletim escolar (cópia)
As vagas serão preenchidas de acordo com a nota mais alta do boletim escolar de cada um.
Ser residente na cidade de Joaçaba e Herval d’Oeste;
Com informações do CBMSC/Bruno Lazarin Koch- 1° Ten BM