
A Associação Meio-Oeste de Badminton (AMOB), de Joaçaba, teve grande destaque no Campeonato Sul-Brasileiro de Badminton, realizado entre os dias 19 e 21 de junho, em Presidente Getúlio (SC). A competição reuniu 236 atletas dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, contemplando categorias do Sub-11 ao Master.
O evento, promovido pela Federação Catarinense de Badminton em parceria com o Clube Presidente Getúlio Badminton, teve papel importante no calendário nacional da modalidade, servindo como etapa classificatória para as próximas competições do Circuito Nacional, que serão realizadas em Jaraguá do Sul (SC), no mês de setembro, e em Cuiabá (MT), em novembro.
Representando Joaçaba, a AMOB participou com uma delegação de 11 atletas e conquistou um expressivo total de 19 medalhas: 13 de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. O desempenho colocou a equipe entre os principais destaques da competição, mesmo contando com um número reduzido de atletas em comparação a outras delegações.
Para o treinador Anderson Andres, os resultados refletem o trabalho desenvolvido pela equipe ao longo da temporada.
“Foi um resultado excepcional. Chegamos a 16 finais e conquistamos 13 títulos. Nossa equipe tinha um número menor de atletas em relação a outras participantes, mas mesmo assim alcançamos um desempenho superior, demonstrando a qualidade técnica e a dedicação dos nossos jogadores”, destacou.

Os resultados são fruto de um trabalho contínuo de formação e desenvolvimento de atletas realizado em Joaçaba. O município abriga o Centro de Referência de Badminton da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), localizado no Ginásio Santa Tereza. O espaço recebe treinamentos de excelência e ações voltadas ao desenvolvimento de atletas de rendimento, tornando-se uma referência para a modalidade na Região Sul do Brasil.
Além de atender atletas locais, o Centro de Referência tem recebido treinamentos, intercâmbios e atividades de preparação de jogadores de diferentes municípios e estados, contribuindo para o fortalecimento do badminton brasileiro e para a consolidação de Joaçaba como um dos principais polos da modalidade no país.
O trabalho conta com o apoio fundamental da Prefeitura de Joaçaba, por meio da Superintendência de Esportes, do Fomento Esportivo e do Programa Bolsa Atleta, além do suporte de importantes parceiros da modalidade.
A equipe também recebe apoio das empresas Strike, Bonato, Scherer, Posto Michellos, Agência Nativa, Colégio Conexão, UNOESC e Personal Fitness, instituições que contribuem diretamente para o fortalecimento do esporte e para a participação dos atletas em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Resultados
Simples
• Simples Masculino Sub-19: Campeão — Lucas Andres
• Simples Masculino Sub-17: Campeão — Nicolas Weiss
• Simples Masculino Sub-15: Campeão — Henrique Lopes
• Simples Feminino Sub-17: Campeã — Isabeli Taugem
• Simples Feminino Sub-13: Campeã — Sarah Piran
• Simples Feminino Principal: Campeã — Letícia Andres
Duplas Mistas
• Dupla Mista Sub-19: Vice-campeão — Lucas Andres
• Dupla Mista Sub-17: Campeão — Nicolas Weiss
• Dupla Mista Sub-15: Campeões — Isabeli Taugem e Henrique Lopes
• Dupla Mista Sub-13: Campeã — Sarah Piran
• Dupla Mista Principal: Campeã — Letícia Andres
Duplas Masculinas
• Dupla Masculina Sub-19: Campeão — Lucas Andres
• Dupla Masculina Sub-17: Vice-campeão — Breno Weiss
• Dupla Masculina Sub-17: 3º lugar — Nicolas Weiss
• Dupla Masculina Sub-11: Vice-campeão — Marco Paes
Duplas Femininas
• Dupla Feminina Sub-15: Campeã — Isabeli Taugem
• Dupla Feminina Principal: Campeã — Letícia Andres
Parabadminton
• Classe SL4 Masculino Sub-23: Campeão — Victor Gonçalves
• Dupla Mista SL4 Sub-23: 3º lugar — Victor Gonçalves
• Classe SL4 Masculino Principal: 3º lugar — Victor Gonçalves
Total de medalhas
• Ouro: 13 medalhas
• Prata: 3 medalhas
• Bronze: 3 medalhas
Total geral: 19 medalhas

Fonte: Ascom
Rádio Líder