Parceria entre SESI e Prefeitura leva novo modelo educacional à rede municipal de Joaçaba

Joaçaba marcou um novo capítulo na educação municipal com o lançamento da parceria entre o Sistema de Ensino SESI e a Prefeitura. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (5) no Teatro Alfredo Sigwalt e apresentou oficialmente a implantação de uma proposta educacional estruturada e integrada na rede municipal de ensino.

Parceria entre SESI e Prefeitura leva novo modelo educacional à rede municipal de Joaçaba

O evento contou com a presença do vice-presidente da FIESC para o Centro-Oeste, Dr. Márcio Luis Dalla Lana; do prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori; da secretária municipal de Educação, Rosane Kunen; além de profissionais da educação, autoridades e convidados.

A parceria irá beneficiar mais de 1.150 alunos da rede municipal, sendo mais de 500 estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e mais de 650 alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II. A iniciativa também envolve diretamente mais de 60 professores, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem.

Entre os principais pilares da proposta estão o fornecimento de material didático, plataforma educacional, sistema avaliativo, formação continuada de docentes, apoio à gestão escolar e acompanhamento pedagógico. O Sistema de Ensino SESI é reconhecido nacionalmente pela aplicação da Metodologia STEAM, que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, promovendo uma aprendizagem mais prática, inovadora e conectada com os desafios contemporâneos.

Neste primeiro momento, o sistema será implementado no Centro Educacional Roberto Trompowski (CERT), na Escola Municipal Frei Bruno (CEFREI), na Escola Municipal Mercedes Luiza dos Nascimento (Mercedes), na Escola Municipal Rotary Fritz Lucht (Rotary) e no Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (Nuperajo). A iniciativa reforça uma visão inovadora de educação, com foco no desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da proatividade dos alunos.

Para o vice-presidente da FIESC para o Centro-Oeste, Dr. Márcio Luis Dalla Lana, o momento é histórico. “É uma parceria pioneira, a primeira do Estado, que certamente se tornará um case para outras regiões. Já levamos esse exemplo para a FIESC e acreditamos que essa experiência possa ser expandida para outros municípios”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Rosane Kunen, ressaltou a importância da qualidade no ensino. “Nossa expectativa é muito positiva. Vamos avançar no processo educacional, adotando uma padronização efetiva do trabalho em sala de aula. Professores e alunos contarão com assessoria quase integral, presencialmente, da equipe da FIESC”, afirmou.

O prefeito Vilson Sartori destacou o impacto da parceria no futuro do município. “Quando buscamos um desenvolvimento real, precisamos de parceiros com capacidade técnica e compromisso. Essa parceria representa um novo método de educação em Joaçaba. Vamos investir muito nisso, porque temos certeza de que os resultados já estão aparecendo e serão ainda mais expressivos”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Veja agora

Bancada do PP sugere melhorias no Bairro Santo Antônio e na Rua Castro Alves

Foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária da última segunda-feira (02), a Indicação nº 001/2026, …