Acordo prevê implantação do modelo SESI/SC para estudantes do 4º ao 8º ano, em cinco escolas; lançamento será nesta quinta (5), no Teatro Alfredo Sigwalt
Em 2025, SESI/SC e prefeitura de Joaçaba já atuaram na preparação de turmas (Divulgação)
O SESI/SC e a prefeitura de Joaçaba lançam nesta quinta-feira (5), às 8h, no Teatro Alfredo Sigwalt, uma parceria para fortalecer o sistema de ensino da rede municipal. O acordo prevê a implantação do sistema de ensino do SESI/SC para estudantes do 4º ao 8º ano, em cinco escolas.
A parceria inclui a entrega de material didático, acesso à plataforma educacional, aplicação de avaliações educacionais, formação docente e acompanhamento pedagógico nas escolas, entre outras ações.
As ações vão até dezembro. O objetivo é dar sustentação ao trabalho desenvolvido nas escolas do município, sistematizando o processo pedagógico.
📘 Experiência
No ano passado, SESI/SC e prefeitura já atuaram em conjunto na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), avaliação nacional que mede a qualidade da educação básica no Brasil.
Estudantes do 5º ao 9º ano realizaram uma prova diagnóstica e dois simulados para o SAEB. Também foi desenvolvido um plano de ação com intervenções pedagógicas focadas nos pontos frágeis evidenciados nas avaliações.
“No segundo simulado, a assertividade dos estudantes passou de 12% para 82%. A gente percebeu que houve não só engajamento, mas também desenvolvimento e melhora no rendimento”,
diz a professora Daniely dos Santos.

🧠 Aprendizagem
🔹Vilson Sartori, prefeito de Joaçaba, diz que a parceria com o SESI/SC nasceu com o propósito de fazer os estudantes da rede municipal avançarem em aprendizagem e conhecimento.
“Investir em educação é investir no futuro da nossa cidade.”
🔹Rosane Kunen, secretária de Educação, afirma que o município enfrentava desafios importantes, como a consolidação da leitura e da matemática, antes da atuação do SESI/SC.
“O maior legado [da parceria] é a mudança de cultura, com escolas que planejam com propósito, professores que usam evidências e estudantes que se tornam protagonistas.”
🔹Marla Custódio, gerente executiva do SESI/SC na região, destaca que o trabalho busca tornar a rede municipal mais preparada e confiante para promover aprendizagens significativas.
“Priorizamos três pilares: fortalecer as práticas pedagógicas, ampliar o engajamento dos estudantes e criar uma cultura de acompanhamento e decisões baseadas em evidências.”

🔍 Sobre as Escolas SESI/SC
O SESI/SC é referência em Educação Básica. O principal diferencial da rede é a abordagem de ensino STEAM, que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, promovendo criatividade, pensamento crítico e aprendizado prático.
No ano passado, as Escolas SESI/SC receberam a maior nota no Índice de Qualidade das Escolas SESI, que considera critérios como capacitação dos professores, infraestrutura das escolas e abordagem de ensino, além do desempenho dos estudantes nas avaliações anuais em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
O SESI/SC mantém escolas próprias em 20 municípios catarinenses e amplia o alcance do seu modelo educacional por meio da Assessoria e Consultoria em Educação, que leva soluções estruturadas às redes municipais, e da Educação Continuada, presente em 114 municípios, com ações de contraturno escolar, formação docente e apoio técnico às redes de ensino.

Fonte: Ascom/Sesi
Rádio Líder