Mais de 6,5 milhões de brasileiros vivem nas áreas afetadas pela onda de calor extrema no SulFoto: conhecaminas.com/Reprodução/ND Mais
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) acionou o aviso de gravidade máxima para o Sul do país. A partir desta terça-feira (3), uma forte onda de calor atinge 511 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, colocando mais de 6,5 milhões de pessoas sob alerta de “grande perigo”.
O aviso é válido até a próxima sexta-feira (6). De acordo com os critérios da OMM (Organização Meteorológica Mundial), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas permanecem pelo menos 5ºC acima da média histórica por cinco dias consecutivos ou mais.
Quais áreas serão atingidas pela onda de calor?
Embora o calor seja intenso no interior dos estados, as capitais e o litoral terão um cenário diferente. Confira o mapa da onda de calor:
- Rio Grande do Sul: Regiões sudoeste, noroeste, nordeste e centro.
- Santa Catarina: Oeste e norte catarinense.
- Paraná: Regiões sudoeste, centro e sudeste.
Mapa do Inmet indica onde a onda de calor vai atingir os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e ParanáFoto: Inmet/Divulgação/ND Mais
Fora do alerta da onda de calor: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e as faixas litorâneas dos três estados não serão atingidas por este fenômeno específico.
Saúde em primeiro lugar: os riscos do estresse térmico
O calor extremo não é apenas um desconforto; é um risco real à saúde. O Inmet alerta que a exposição prolongada pode causar desidratação, exaustão térmica e agravar doenças cardiovasculares e respiratórias.
Sinais de alerta no corpo
O organismo tenta se resfriar através do suor e da dilatação dos vasos sanguíneos. Porém, sob calor excessivo, esse mecanismo pode falhar, levando ao superaquecimento corporal e insolação. Fique atento a:
Tontura, cansaço e mal-estar súbito.
Sensação de lentidão ou confusão mental.
Fonte: ND Mais
Rádio Líder