
Nossa reportagem teve acesso à informação, em primeira mão, de que um servidor público da prefeitura de Joaçaba é suspeito de ter desviado recursos do município. Conforme o que foi apurado pelo jornalismo Líder, uma investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou a possível fraude. O esquema foi descoberto depois de cruzamentos de dados em um período que o servidor esteve afastado do cargo.
O TCE deve entregar um relatório ainda nesta semana apontando todas as irregularidades que foram rastreadas até o momento, desde o ano de 2020. O jornalismo Líder entrou em contato com representantes da prefeitura que preferiram manifestar-se apenas depois do relatório estar concluído.
Uma fonte que prefere não ser identificada neste momento, considera o “fato gravíssimo e que todos estão surpresos com o ocorrido” já que o servidor trabalha há muitos anos na prefeitura.
A Prefeitura de Joaçaba emitiu uma nota sobre o assunto na manhã de hoje. Confira abaixo:
Nota à Imprensa – Prefeitura de Joaçaba
A Prefeitura de Joaçaba informa que, na data de ontem (16/12), o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), em parceria com o Município, iniciou um procedimento investigatório relacionado a possíveis irregularidades envolvendo servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Joaçaba.
O processo ainda se encontra em fase de apuração e, tão logo tomou ciência dos apontamentos preliminares, o Controle Interno, a Procuradoria e a Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira do Município iniciaram os procedimentos administrativos internos para averiguação dos fatos, com o objetivo de contribuir de forma técnica e transparente para a conclusão do relatório do TCE.
A Administração Municipal está acompanhando os procedimentos investigatórios e fornecendo todas as informações necessárias com seriedade e responsabilidade, reforçando seu compromisso com a legalidade, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.
Outras informações serão prestadas após a conclusão do relatório pelo Tribunal de Contas e a finalização das apurações internas, respeitando os trâmites legais e o devido processo legal.
Atenciosamente,
Procuradoria Geral do Município
Secretaria de Transparência, Controle e Gestão Pública – Controladoria Geral do Município
Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira
Rádio Líder