Ciclone intenso coloca estados em alerta para ventos fortes e acumulado de chuva Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/ND
Um forte ciclone extratropical se forma na América do Sul a partir desta segunda-feira (8) e coloca o Brasil em alerta. Associado a uma frente fria, o fenômeno deve provocar chuva forte, trovoada e rajadas de vento que podem chegar a 120 km/h.
A instabilidade atinge sobretudo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo a Climatempo, o ciclone será de forte intensidade, com pressão atmosférica abaixo de de 1000 hPa.
A área de baixa pressão atmosférica se intensifica nesta segunda-feira entre o sul do Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul. O ciclone deve se organizar completamente na madrugada de terça-feira (9) e pode provocar transtornos no Brasil até quinta-feira (11).
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para descargas elétricas, chuvas pontuais de até 100 mm/dia e possível queda de granizo ao longo desta segunda-feira.
Veja rota do novo ciclone intenso que chega ao Brasil
O ciclone intenso deve se organizar a partir da tarde desta segunda-feira, conforme a Climatempo. O centro do fenômeno se desloca para o Rio Grande do Sul na terça, em direção ao litoral, até alcançar o mar na manhã de quarta-feira (10).
Centro do fenômeno se desloca pelo Rio Grande do Sul até se afastar em alto-marFoto: Reprodução/Climatempo/ND
O sistema se afasta do Sul do Brasil na quinta-feira (11), movimentando-se devagar para alto-mar. Vale lembrar que, apesar da chance de temporais em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ciclone não passará sobre essas regiões.
Quais estados podem sentir os efeitos do ciclone intenso?
Todos os estados da região Sul serão afetados pela passagem do ciclone intenso nos próximos dias, sobretudo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com risco de temporais e ventos em torno de 100 km/h.
Defesa Civil alerta para chuva de 100 mm, descargas elétricas e risco de granizo no Rio Grande do Sul Foto: Divulgação/Freepik/ND
Segundo a previsão da Climatempo, os principais locais atingidos serão:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- São Paulo
- centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e a região serrana fluminense
- centro-sul e sudoeste de Minas Gerais, incluindo Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira, a Grande Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro
Fonte: ND Mais
Rádio Líder