
O secretário de saúde de Herval d’Oeste, João Marqueze, informou que um dado vem preocupando toda equipe da secretaria, o absenteísmo – que no setor é o não comparecimento de um paciente a uma consulta, exame ou procedimento médico previamente agendado, sem comunicação prévia ao local.
Nos 6 primeiros meses de 2025, 2 mil pacientes faltaram aos serviços oferecidos como consultas médicas, odontológicas, psicologia, TFD, enfermagem, fisioterapia, exames médicos e laboratoriais. O fato vem acarretando sobrepeso na rede de saúde, já que esses horários poderiam ser preenchidos por outros pacientes que esperam na fila. É desperdício de recursos, buracos na agenda dos profissionais, sobrecarga dos serviços e atraso no tratamento de outros pacientes.
“Pedimos a população colaboração e responsabilidade nesse caso, são aproximadamente 2.100 mil procedimentos que não foram executados em virtude de ausências e que acabaram retirando lugar de outros hervalenses que precisam de atendimento tanto quanto os demais. Muitos pacientes negligenciam o esforço da equipe e a necessidade de outras pessoas”, destacou o secretário.
Fonte: Ascom