
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada no município de Erval Velho/SC, ficou tomada por milhares de pessoas que prestigiaram as comemorações do Jubileu de Ouro da Diocese de Joaçaba no domingo, dia 14 de setembro, data em que ocorreu a instalação da Diocese no ano de 1975.
O evento fechou com chave de ouro toda a preparação que iniciou no dia 12 de junho de 2023 e contou com diversas iniciativas neste período, entre as quais, as visitas pastorais realizadas nas 27 paróquias e 31 municípios da área de jurisdição da Diocese, chegada das relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e seus pais São Luís e Santa Zélia no Santuário Catedral. Além disso houveram cinco eventos jubilares que valorizaram a atuação dos ministros, jovens, pioneiros, famílias e dos catequistas encerrando com uma grande concentração no domingo (14) em Erval Velho com a presença de todas as paróquias da Diocese.

“Estou emocionado com tudo o que vivemos com a beleza deste dia. Com o Jubileu de Ouro da nossa Diocese, tivemos a oportunidade de valorizar a nossa história, celebrar o presente e cuidar do futuro da nossa comunidade que é o eixo central do Evangelho de Jesus Cristo. Minha gratidão a todas as pessoas envolvidas para tudo isso acontecesse da melhor forma possível nesta linda terra de vocações chamada Diocese de Joaçaba”, enfatizou Dom Mário, bispo diocesano.

O evento jubilar teve início às 09h com uma animação conduzida pelo Ministério de Música da Renovação Carismática Católica (RCC) e logo após houve a oração do Terço conduzida pelas Mães que oram pelos filhos. Na sequência, a comunidade participou da Santa Missa Solene de Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro. Estiveram presentes os arcebispos de Chapecó, Dom Odelir José Magri; de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach; de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jonck e os bispos de Caçador, Dom Cleocir Bonetti, de Rio do Sul, Dom Adalberto Donadelli Junior, de Blumenau, Dom Rafael; de Lages, Dom Guilherme; de Curitiba, Dom Adenis; e o de Joaçaba, Dom Mário Marquez. Estiveram presentes também os sacerdotes diocesanos, religiosos e de outras dioceses. Houve também uma maciça participação dos diáconos permanentes da Diocese de Joaçaba.
Durante a Santa Missa houve a realização da última etapa da Dinâmica da Terra que foi realizada anteriormente durante todas as visitas pastorais nas paróquias da Diocese. Nesta ocasião, cada paróquia indicou um ou mais representantes para que levassem a terra até o mapa que forma “A terra de vocações” da Diocese de Joaçaba. Foi um momento especial que encerrou esta iniciativa que movimentou todas as 626 comunidades da Diocese de Joaçaba.

No período da tarde, houve uma belíssima apresentação do Grupo Teatral Diocesano Elohim, além do lançamento do livro do Jubileu de Ouro produzido em parceria com a Editora Unoesc e dos novos itinerários da Catequese que a partir deste ano passam uma nova configuração de diagramação e de proposta de atuação junto às comunidades. Após estes momentos, houve a bênção de envio dos participantes que, em caravana, retornaram para suas paróquias e comunidades.
“Vivemos um período muito intenso de valorização das nossas comunidades enfatizando a importância do serviço de cada integrante que se dedica em favor da evangelização. Ao longo destes dois anos, tivemos a oportunidade de fazer um contato com todas as nossas 626 comunidades e 27 paróquias levando uma mensagem de carinho, gratidão e otimismo. Creio que a celebração do Jubileu de Ouro da Diocese de Joaçaba ficará marcado na história pelos belíssimos momentos vivenciados”, comentou padre Tiago William Souza, coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Joaçaba.
O arcebispo de Chapecó e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, Dom Odelir José Magri, em nome dos bispos presentes e de todo o estado de Santa Catarina enalteceu o Jubileu de Ouro da Diocese de Joaçaba ao afirmar que “Joaçaba traz mais uma medalha de ouro para o Regional Sul 4 da CNBB. Uma história conquistada por meio de muita dedicação, trabalho, empenho e perseverança de todos aqueles que passaram por aqui, mas também daqueles que ainda fazem parte e da nossa juventude que está assumindo papéis importantes na Igreja. Em nome dos bispos de Santa Catarina, meu desejo para que esta diocese continue sendo uma terra de vocações e de muita missão”, concluiu.

Fonte: Ascom