
A Prefeitura de Joaçaba recebeu oficialmente, nesta terça-feira (20), os projetos de revitalização de calçadas desenvolvidos pela equipe técnica da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc). A entrega marca o início de uma importante etapa de reestruturação urbana no município.
Segundo o prefeito de Joaçaba, Vilson Sartori, os projetos são fundamentais para melhorar a mobilidade e a acessibilidade na cidade. “Eu não conseguiria executar sozinho. A nossa associação tem uma engenharia fantástica, com um pessoal muito qualificado. Esses projetos foram pensados exatamente para atender nossas necessidades. Vamos revitalizar calçadas, por exemplo, nas proximidades da praça central e seguir até a passarela que atravessa o Rio do Peixe, passando por grande parte da Rua Francisco Lindner”, explicou.
As intervenções contemplarão diversas vias estratégicas do município, incluindo a Avenida XV de Novembro, Rua Sete de Setembro, Rua Francisco Lindner, Rua Marieta Coelho Taugen, Rua Orfelinto de Oliveira Flores, Rua Vitor Felipe Rauen e também a área de lazer do Loteamento Jardim Lindóia. As obras visam melhorar a infraestrutura urbana e garantir mais segurança e acessibilidade para pedestres, com foco especial em áreas com grande circulação e proximidade de espaços públicos.
O município também tem notificado proprietários de imóveis no centro da cidade para que realizem as melhorias em suas calçadas, mas, em muitos casos, será o próprio poder público que assumirá a execução, visando o interesse coletivo. “Estamos falando de um investimento significativo, com recursos próprios do município, próximo a R$ 900 mil. Serão calçadas com acessibilidade, pensadas para todos os cidadãos. Isso mostra que estamos preocupados com todos os setores. Buscamos recursos para saúde, educação, infraestrutura e, agora, para a mobilidade urbana. Precisamos pensar a cidade como um todo”, destacou o prefeito.
A licitação para execução das obras já está em andamento. A expectativa é que até o próximo mês a empresa vencedora seja definida e que os trabalhos comecem logo em seguida, com previsão de conclusão até o final do ano.
Fonte: Ascom