Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 15, na sede do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Herval d’ Oeste, a formatura de 30 novos policiais militares. É um dos nove grupos formados durante a semana no estado, totalizando um reforço histórico de 918 soldados no efetivo de Santa Catarina.
Os novos PMs participaram do concurso público em 2015 e iniciaram o curso de formação em maio de 2017, no 26º BPM. Foram 1.309 horas/aula, distribuídas em três módulos e estágio operacional. Os estudos teóricos foram sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreendeu técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.
Dos 30 formados, 20 atuarão na região do 26º BPM de Herval d’ Oeste e 10 no 15º BPM de Caçador. Os dois batalhões integram a 10ª Região de Polícia Militar (RPM), com sede em Joaçaba e que abrange os 32 municípios das ADRs Joaçaba, Campos Novos, Caçador e Videira. “Tenho a convicção de que a região está recebendo valorosos policiais. Homens e mulheres que possuem a plena consciência das suas responsabilidades e que tudo farão para honrar e enaltecer o nome da Polícia Militar de Santa Catarina”, ressaltou o comandante da 10ª RPM, coronel Luiz Roberto Muller.
Além da entrega dos certificados de conclusão do curso e da premiação ao soldado PM Felipe Ramon Pilati, que se destacou com a melhor média da região, a solenidade foi marcada por homenagem aos familiares do soldado PM Jaison Carniel, que foi morto em 2014 durante uma emboscada dentro de um estabelecimento comercial em Campos Novos. O seu nome foi escolhido para identificar a turma recém-formada.
A formatura em Herval d’ Oeste foi prestigiada pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Rafael Laske, além de prefeitos e vereadores da região e familiares e amigos dos novos PMs.
Saiba mais
A distribuição dos novos policiais para as cidades foi definida “de forma técnica e observando vários critérios, como aumento populacional e da criminalidade, da demanda reprimida, dos policiais que foram embora, dentre outros”, conforme o comandante geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm.
A corporação conta com mais de 11 mil homens e mulheres em serviço ativo e está presente em todos os municípios catarinenses. “Só neste ano foram cerca de 1,5 milhão de ocorrências atendidas, mais de 23 mil prisões efetuadas e aproximadamente 16 toneladas de drogas e 2.520 armas apreendidas. Estes dados demonstram a importância da instituição”, diz o comandante geral.
De acordo com o governador Raimundo Colombo, o Governo do Estado vai continuar com a política de aumentar o efetivo. “Um novo concurso deve ser realizado no ano que vem. Também estamos investindo em tecnologia e inteligência para garantir que a população esteja cada vez mais protegida. O Estado está forte e vai vencer esta batalha contra a criminalidade”, afirma.
Distribuição dos policiais militares por região:
1ª RPM (Florianópolis) -109
2ª RPM (Lages) – 72
3ª RPM (Balneário Camboriú)- 105
4ª RPM (Chapecó) – 82
5ª RPM (Joinville) – 97
6ª RPM (Criciúma) – 86
7ª RPM (Blumenau) – 92
8ª RPM (Tubarão) – 45
9ª RPM (São Miguel do Oeste) – 22
10ª RPM (Joaçaba) – 30
11ª RPM (São José) – 83
12ª RPM (Jaraguá do Sul) – 39
Especializadas (Ambiental, Rodoviária, Choque, Rocam) – 56
Fonte: Mayelle Hall/Assessoria de Imprensa