O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 10h40 desta terça-feira (15/10) para prestar atendimento a uma ocorrência de intoxicação em um estabelecimento comercial localizado no centro de Herval d’Oeste.
De acordo com a corporação, no local foi encontrada uma mulher, de 50 anos, que informou que havia inalado hipoclorito de sódio, o qual estava sendo usado para limpeza do estabelecimento. Ela relatou que teve irritação respiratória, tosse e sensação de sufocamento.
Após a avaliação inicial e procedimentos, a mulher foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Herval d’Oeste.
Perigos do Hipoclorito de sódio
Inalar o hipoclorito de sódio, também conhecido como água sanitária, pode causar vários problemas de saúde, incluindo:
- Irritação nos olhos, nariz e garganta
- Tosse
- Dificuldade para respirar
- Desmaios
- Edema pulmonar, que é o acúmulo de líquido nos pulmões
- Contração muscular involuntária da glote, que pode reduzir ou impedir a respiração
- Bronquite e pneumonia químicas
- Asfixia
O hipoclorito de sódio libera um gás tóxico, o cloro, que pode causar reações graves no corpo. O uso regular da água sanitária pode aumentar o risco de doenças respiratórias, como gripe, amigdalite, sinusite, bronquite e pneumonia.
O hipoclorito de sódio também pode causar queimaduras químicas na pele, dependendo da concentração do produto e do tempo de exposição.
Misturar o hipoclorito de sódio com outros produtos, como detergente e sabão em pó, pode criar um gás tóxico ainda mais perigoso.