No dia 05 de abril de 1924, chega ao Brasil, o navio Norddesutscher com vários imigrantes vindos da Europa Oriental ( Alemanha, Rússia, Suíça). Dentre os imigrantes estão Miguel e Pauline Parno, dispostos a começar uma nova história em terras brasileiras, longe da guerra e fome que assolava seu país de origem.
No Porto do Rio de Janeiro, começou a trajetória para o interior do nosso País, a bordo do trem, a cada trilho da estrada de ferro ficava mais próximo seu destino. (Curitiba – PR, Argentina e Cruzeiro/Joaçaba).
Com muita luta o marceneiro Miguel Parno e esposa chegam a Cruzeiro ( hoje Joaçaba – SC ), e se instalam próximo ao local onde hoje é o aeroporto municipal, em meio ao samambaial, até que conseguissem erguer sua casa. Miguel e Pauline tiveram 7 filhos:
- Kurt Parno( in memóriam).
- Elisabeth Parno.( in memóriam).
- Willy Parno.
- Paulo Parno.
- Roberto Parno.( In memóriam).
- Helmut Parno.( in memóriam).
- Érico Parno.
“Neste mês de abril, comemoramos 100 anos de história, com a certeza que Miguel e Pauline Parno, cheios de fé, lutaram para educar seus filhos no melhor caminho, onde fica o exemplo que não devemos desistir nunca por mais difícil que esteja a situação”.