Aconteceu na última quinta-feira (4), na Prefeitura de Joaçaba, uma reunião sobre as novas estratégias para atendimento à população em situação de rua. Participaram da reunião representantes do CRE, Serviço de Abordagem Social, da Polícia Civil, Procuradoria Jurídica, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e o Prefeito em exercício, Tuti.
Diante dos recentes eventos relacionados à população em situação de rua, a Prefeitura de Joaçaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançará uma campanha com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os serviços disponíveis no município para pessoas nessas condições. A iniciativa visa informar a população em geral sobre o trabalho realizado pelo Serviço de Abordagem Social, disponibilizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.
A campanha também abordará a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos, como praças, buscando normatizar essa prática.
“É importante destacar que o município de Joaçaba dispõe de atendimento e acompanhamento às pessoas em situação de rua, assim como conta com o uma rede de atendimento envolvendo a política de Assistência Social, Saúde, dentre outras. Mas para que o atendimento seja efetivo, precisamos que a comunidade compreenda que o ato de “das esmolas”, apesar de oferecer uma ajuda, é temporária e atrapalha a ação dos órgãos públicos envolvidos no atendimento a essa população. Além disso, é importante frisar que nosso município recebe artistas de rua que vivem do seu trabalho, no entanto, esse trabalho não pode ser realizado nos sinais. Situação mais grave ainda se instala quando indígenas colocam crianças vender seus produtos em meio aos carros. Quando isso ocorrer a população deve acionar os serviços de abordagem social e conselho tutelar.” explica a presidente do CMDCA de Joaçaba, Rúbia Karen Provensi.
A ação conjunta das autoridades e órgãos envolvidos demonstra o comprometimento do município em encontrar soluções eficazes para abordar e atender as necessidades da população em situação de rua.
Fonte: Ascom