Uma Guarnição da Polícia Militar flagrou neste domingo (03), em uma residência do Bairro Jardim José Rupp, em Herval d’Oeste, algumas aves silvestres dentro de gaiolas, sendo que tal conduta é considerada crime ambiental de “guardar espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória”. O morador se apresentou à Guarnição e confirmou ser proprietário das aves e em consulta ao sistema foi possível constatar que o autor dos fatos já tinha um B.O anterior pelo mesmo delito ambiental.
No local havia 24 aves das espécies trinca-ferro, azulão, canário da terra, sabiá, pintassilgo, tico-tico e Cardeal, sendo que um de Trinca-Ferro estava com uma fratura na pata direita, possivelmente decorrente da tentativa de forçar a colocação de anilha já em fase adulta.
Foi lavrado o Termo Circunstanciado em desfavor do autor dos fatos, as aves e as gaiolas foram apreendidas e encaminhadas para à Polícia Militar Ambiental de Joaçaba para avaliação e posterior soltura em habitat natural. Também foram apreendidos 02 alçapões no local, usados possivelmente para captura e comercialização irregular de animais silvestres, pois continham comida em seu interior, servindo de chamariz para outras aves.
A Polícia Militar enfatiza que é necessária a conscientização dos cidadãos que realizam tais práticas, sob pena de responsabilização criminal.
Fonte: PM