Um piloto de motocross sofreu um grave acidente na tarde deste sábado (11) durante prova do Campeonato Catarinense no Parque de Exposições Domingos Pelizzaro, interior de Capinzal.
O primeiro atendimento foi prestado pela equipe de socorristas da prova e na sequência por Bombeiros e SAMU, que constataram que o jovem apresentava traumatismo cranioencefálico. Diante da gravidade dos ferimentos, um helicóptero da Polícia Militar foi mobilizado para transportar a vítima até o Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba.
Durante o atendimento, o piloto sofreu três paradas cardiorrespiratórias, que foram revertidas pela equipe médica do SAMU, que acompanhou o deslocamento até o hospital.
O presidente do Moto Clube Capinzal e Ouro, Jair de Oliveira, informou que o piloto, que é da cidade de Blumenau, permanecerá em observação por 48 horas, visando reduzir o inchaço para que a equipe médica possa avaliar as extensões dos ferimentos.
Para ele, dois fatores foram determinantes e contribuíram para salvar a vida do piloto de 19 anos. Em primeiro lugar, o atendimento e a competência da equipe médica de Itajaí, contratada pela Federação de Motociclismo para prestar suporte no evento. Em segundo, o socorro aéreo realizado pelo Águia 4 da Polícia Militar.
“Tanto os médicos como os paramédicos agiram com coragem e precisão. O médico de Joaçaba enfatizou a paciência do profissional que prestou o atendimento inicial, aguardando o socorro aéreo”, destacou Jair.
Contrariando a preferência de muitos por transporte via ambulância, o médico optou pelo socorro aéreo, acreditando que esta abordagem minimizaria os riscos à vida do piloto.
Fonte: Rádio Capinzal