Estudantes da sexta fase do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba, juntamente com a professora Luana Turra, desenvolveram um instrumento para facilitar a comunicação entre pacientes e profissionais de saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Herval d’Oeste.
Visando melhorar o acolhimento e a classificação de risco, foi criado um flyer para os usuários surdos, que não falam português ou que possuem alguma limitação de fala. A atividade foi realizada em parceria com a UPA e a intérprete de Libras, Taize Sabei.
— O material foi proposto para promover a inclusão dessas pessoas nos serviços de saúde, facilitando a comunicação para um atendimento de qualidade — ressalta a estudante Silvana Maria Nunes da Silva.
Também participaram do projeto os alunos Milena Carolina Muller, Ingrid Marjorie Schmitz, Douglas André D´Agostini, Juliana Eberts e Caroline Cebila Carl.
— Trabalhar em prol de melhorias à comunidade é uma premissa da Atividade Prática de Extensão (APEx), que dispõe sobre as atividades a serem implementadas nos componentes curriculares dos cursos de Graduação da Unoesc — destaca o coordenador do curso de Enfermagem, professor William Gavasso, acrescentando que a iniciativa dos professores e estudantes, voltada a esse foco comunitário, é primordial para o completo desenvolvimento de uma Universidade, aliando o ensino, a pesquisa e a extensão.
Fonte: Ascom