Vereadores Vanderlei Antunes, Adilson Teixeira e Dudu Ramella sugerem criação de Bolsa Desportiva Municipal

Valorizar e apoiar o esporte em Herval d’Oeste é a palavra de ordem. Partindo deste pressuposto, os vereadores Vanderlei Antunes, Adilson Teixeira e Dudu Ramella solicitaram em plenário a aprovação do Requerimento nº 040/2023 – aprovado por unanimidade, que trata da implantação da “Bolsa Desportiva Municipal”.

A proposta, visa conceder o benefício (em até 08 parcelas mensais), para atletas, paratletas e técnicos de Herval d’Oeste. Segundo o vereador Vanderlei Antunes, a concessão da bolsa vem para incentivar a prática esportiva de forma igualitária. “Além dos atletas buscamos valorizar os paratletas e também os técnicos; nosso objetivo é fazer com que estas pessoas pratiquem um esporte e sejam valorizadas”, declarou o vereador.

Para ter acesso a bolsa, é necessário que sejam cumpridos alguns requisitos, tais como:

1- Estar vinculado a alguma entidade de prática desportiva ou entidade de administração desportiva da respectiva modalidade;
2- Ter participado de competições esportivas oficiais em âmbitos municipal, estadual, nacional ou internacional no ano anterior àquela em que tiver sido pleiteada a concessão da Bolsa Desportiva Municipal (no caso de atleta e paratleta);
3- Ter participado de competições esportivas oficiais em âmbito municipal, estadual, nacional ou internacional. No caso de técnico, apresentar Plano Anual de participação em no mínimo, 01 (uma) competição oficial da modalidade e categoria, e de preparação ou treinamento para competições de âmbito estadual, nacional e internacional;
4- Possuir idade mínima de 16 (dezesseis) anos, no caso de atleta e paratleta;
5- Apresentar autorização do pai ou responsável e comprovante de matrícula em Instituição de Ensino Público ou Privado, ou certificado de conclusão do Ensino Médio, no caso de atleta e paratleta menor de 18 (dezoito) anos de idade.

O vereador Dudu Ramella explica que os valores individuais a serem repassados aos atletas ou paratletas serão definidos pela Comissão da Bolsa Desportiva Municipal, de acordo com a Lei. “Será considerado o histórico do atleta ou paratleta na modalidade, conquistas históricas, competições, medalhas, troféus, categoria na qual se encontra inscrito após análise junto a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes”, salientou. Ainda conforme Dudu, os valores individuais a serem repassados aos técnicos também serão definidos pela Comissão, considerando histórico do técnico.

O vereador Adilson Teixeira enfatizou a importância deste requerimento. “Esperamos poder contar com o Executivo, pois o esporte é um meio eficaz de inserção e integração social, pois retira as crianças das ruas e ao mesmo tempo estimula a disciplina, os hábitos saudáveis de vida e o desenvolvimento físico e pessoal”, destacou.

Vale lembrar que a Bolsa Desportiva Municipal atenderá às modalidades constantes dos Programas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, com prioridade àquelas em que o Município vem apresentando melhor desempenho técnico.

Fonte: Ascom

Veja agora

CDL Herval realizará mais uma edição do Recicla CDL no dia 09 de Novembro

Preservar o meio ambiente por meio da destinação adequada de objetos e equipamentos eletrônicos é …