Santa Catarina está em alerta laranja para um combo meteorológico preocupante nesta sexta-feira (1°). O aviso foi emitido pela Defesa Civil do Estado e inclui chances de chuva forte, granizo, enxurradas e riscos de deslizamentos causados por um sistema de baixa pressão.
Segundo a pasta, entre a tarde desta sexta-feira e o amanhecer do domingo (3), há risco alto para temporais com raios, rajadas de vento e queda de granizo no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, parte do Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. Já nas demais regiões o risco é moderado.
Mapa mostra áreas com maior risco de ocorrências – Foto: Reprodução/Defesa Civil/SC
Entre a noite de sexta (1°) e a manhã do sábado (2), há condição para tempestades severas no Grande Oeste. O risco para ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica é alto.
A chuva mais volumosa deve se concentrar nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, onde são esperados entre 50 e 100 mm acumulados no período. Nestas regiões, o risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos também é alto.
A formação de um sistema de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade devem chegar ao Estado vindos do norte do país. As instabilidades começam a atuar na porção oeste do estado já na tarde da sexta-feira (1°) e se propagam para as demais regiões catarinenses ao longo do sábado (2) e madrugada de domingo (3).
Confira as temperaturas por região para este sábado:
Litoral Norte: 11°C/22°C
Planalto Norte: 9°C/17°C
Grande Florianópolis Litorânea: 11°C/18°C
Grande Florianópolis Serrana: 10°C/15°C
Vale do Itajaí: 10°C/17°C
Litoral Sul: 12°C/23°C
Planalto Sul: 10°C/15°C
Meio-Oeste: 10°C/16°C
Oeste: 12°C/20°C
Extremo Oeste: 14°C/22°C.
Sistema de baixa pressão
De acordo com o site Wikipédia, uma área de baixa pressão, ou “baixa”, é uma região onde a pressão atmosférica ao nível do mar está abaixo das localidades vizinhas. Os sistemas de baixa pressão se formam sob áreas de divergência do vento que ocorrem nos níveis superiores da troposfera.
Os sistemas de pressão fazem com que o clima seja sentido localmente e estão associados a nuvens e precipitação que minimizam as mudanças de temperatura ao longo do dia. Já os sistemas de alta pressão normalmente se associam com o tempo seco e principalmente céu claro com maiores mudanças de temperatura diurna devido à maior radiação à noite e mais sol durante o dia.
El Niño e a fúria no tempo
De acordo com uma previsão da Defesa Civil do Estado publicada nesta quinta-feira (31) o El Niño deve causar chuva forte e acima da média nos próximos três meses.
A pasta explica que a previsão é de chuva acima da média climatológica, em Santa Catarina. A precipitação deve ser frequente e com totais mais elevados na primavera, que será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias.
Os meses de setembro e outubro marcam a transição do inverno para o verão, com totais mensais elevados especialmente em outubro e no Oeste do Estado. A chuva ocorre associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala, mais comuns na primavera e com maior influência no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.
Já na segunda quinzena de novembro as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado.
Fonte: ND Mais