“Precisamos provocar o debate para criar a consciência”, disse o vereador Juliano Pedrini”, durante a realização da palestra que abordou a prevenção aos maus tratos contra animais. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Joaçaba na noite de quinta-feira, dia 27. A realização do evento cumpriu uma agenda prevista pelo Projeto de Lei Legislativo nº 004/2023, de autoria do vereador Juliano Pedrini, aprovado na Casa Legislativa e que instituiu no calendário do município de Joaçaba o ‘Abril Laranja’, mês destinado a realização de eventos voltados a prevenção aos maus tratos contra os animais.
Polícia Ambiental, Civil, representantes de ONG de proteção aos animais e vereadores abordaram o tema com a proposta de aperfeiçoar as políticas públicas voltadas à causa. A representante da ONG Bom Pra Cachorro, Terezinha Romanetto apresentou o trabalho da ONG de Joaçaba que recolhe animais em situação de risco ou de abandono. Disse que a ONG acolhe hoje 320 animais e que para dar continuidade as atividades, conta com o apoio de empresários e voluntários. Ela cobrou punição aos agressores.
Representantes da Polícia Civil, o delegado regional da 11ª Delegacia, Gilmar Bonamigo, disse que ‘falta estrutura’ para comprovar a materialidade de muitos casos de agressão aos animais. Ao também se referir as investigações sobre casos de agressão aos animais, o delegado da Comarca Marcelo Marins, disse que a Polícia ‘não ganha todas as batalhas mas, continua lutando’.
O vereador Juliano Pedrini voltou a cobrar a implantação de um centro de zoonoses como uma das formas para reduzir o número de animais de rua. O debate teve ainda a participação da vereadora por Florianópolis Priscila Fernandes, que atua em defesa da causa Pet e, da vice presidente do Programa Abraço Animal, de Balneário Camboriú. Elas participaram do evento de forma remota. As sugestões apresentadas no debate serão encaminhadas ao Poder Executivo.
Alguns participantes doaram ração. Os mais de quilos arrecadados já foram entregues para a ONG Bom Pra Cachorro.
Fonte: Ascom