A Secretaria de Saúde de Herval d’Oeste está realizando nesta terça-feira, 21, em frente ao posto de Saúde Central, uma ação de conscientização alusiva ao combate da tuberculose.
A doença é infecciosa e transmissível, causada por uma bactéria e que afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos, além do pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.
Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
A enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica do município, Karen de Mattos Ribeiro, dá detalhes sobre o evento:
Karen explica os principais problemas enfrentados por uma pessoa infectada e informa que há 4 pessoas com a doença no município: