Uma decisão da justiça eleitoral anulou os votos do candidato a vereador e suplente à câmara de Herval d’ Oeste, Osni Silveira de Ávila. Ele teve seus direitos políticos cassados na eleição de 2020. No despacho, a juíza da 85ª zona eleitoral, Dominique Borba Fernandes, determinou que fossem reprocessados os votos nas eleições proporcionais para Vereador.
Devido a isso, nesta quinta-feira (09), atendendo a uma convocação, ocorreu no Cartório Eleitoral de Joaçaba, uma reunião com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores de Herval d’Oeste, Emerson Martini, a vereadora Ivanete Campana, que poderia ter sido diretamente afetada com a perda do mandato e representantes dos partidos políticos e os responsáveis pela área jurídica.
Como já era esperado, a composição da Câmara de Vereadores permaneceu inalterada, havendo apenas uma mudança nos suplentes. Confira abaixo a composição:
A Chefe do Cartório da 85ª Zona Eleitoral, Simone Almeida, explica que está no cargo há 18 anos e é a primeira vez que uma situação como essa acontece:
O Presidente da Câmara de Vereadores de Herval d’Oeste, Emerson Martini, afirmou que os vereadores estavam apreensivos com a possibilidade de mudança na composição das cadeiras do legislativo hervalense:
O presidente do Partido Liberal (PL) de Herval d’Oeste, Paulo Nerceu Conrado (Mancha), disse que inicialmente se acreditava que poderia haver alguma mudança: