Projeto CYBER MAKER é lançado pela Prefeitura de Joaçaba

Na última sexta-feira (24) foi lançado o projeto CYBER MAKER, realizado pela Secretaria de Educação e Polo Inovale. O projeto inicia nesta sexta-feira, dia 03 de março, e conta com 20 alunos na faixa etária de 12 a 16 anos, da Rede Pública Municipal de Joaçaba, definidos por meio de critérios estabelecidos previamente no edital, com ênfase a vulnerabilidade em suas diferentes características. A duração será de 6 meses, com encontros semanais de 4 horas cada.

O projeto CYBER MAKER tem como propósito incluir crianças e adolescentes regularmente matriculados no Sistema Público Municipal em um projeto de empreendedorismo, inovação e programação, a fim de compreender como a gamificação, aliada a novas ferramentas educacionais, podem contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa ao aluno, bem como auxiliá-los a construir ferramentas que sejam resolutivas na vida em comunidade.

A abordagem empreendedora, inovadora e tecnológica aos adolescentes promove o amadurecimento de competências comportamentais, tais como a boa comunicação, a criatividade, a liderança, a proatividade e a colaboratividade, além de proporcionar a condição de visualização de progresso econômico e social, aprimorando sua atuação cidadã na construção de um futuro melhor para si e para a comunidade, contribuindo com o preparo de jovens inovadores, proativos e com iniciativas, seja para o trabalho nas organizações ou para o seu próprio negócio.

O projeto possui alguns diferenciais como a premiação de um aparelho celular para o aluno que frequentar mais de 75% das aulas e apresentar um escopo de projeto. Os encontros serão itinerários, na sede dos parceiros, onde os alunos serão instigados a desenvolver projetos que resolvam problemas sociais da comunidade. Haverá ainda, um acompanhamento do jovem, seja no mercado de trabalho, na sua mudança de comportamento, no seu desempenho escolar, mediante indicadores em definição pelos mentores do projeto.

“Estamos entusiasmados com esta iniciativa, inovadora e pioneira na região, cujo desejo é ampliar a oferta futuramente. Destaco ainda, que o Cyber Maker amplia o repertório em conhecimentos tecnológicos, no uso responsável, ético e seguro para o convívio social, estando consciente dos direitos e deveres sociais digitais, além da evolução na autoconfiança, perseverança, imaginação, criatividade, responsabilidade e flexibilidade,” comenta a Secretária de Educação, Rosane Kunen.

Fonte: Ascom

Veja agora

Departamento Municipal de Cultura de Herval d’Oeste celebra 30 anos com Mostra Cultural

No dia 19 de novembro, o Departamento Municipal de Cultura de Herval d’Oeste realizou um …