Utilizando o espaço destinado à Presidência, o secretário da Assistência Social Sérgio Moacir do Nascimento, acompanhado por membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), esteve na Câmara de Vereadores na sessão desta segunda-feira (27).
A finalidade foi de pedir apoio dos vereadores e da comunidade em geral sobre as Declarações do Imposto de Renda de pessoa física e jurídica para que colaborem por meio de doações aos fundos veiculados a Secretaria de Assistencial Social. Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e ao Fundo Municipal do Idosos (FMI) para o ano de 2023.
Além do secretário, estiveram presentes Adriana Chiamolera presidente do Conselho dos Direitos do Idoso, Catarina Vieira – vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Patrícia Dias da Silva Lima secretária do Conselho da Criança e do Adolescente, Ivone Esquina- diretora de Assistência Social e coordenadora do Abrigo Anjos da Luz, Lucivane Camargo coordenadora dos Idosos, e o contador Valdecir Nunes da Silva. O prefeito Mauro Martini acompanhou a apresentação.
O objetivo foi sanar as dúvidas da população tais como: Quem pode fazer a doação do Imposto de Renda para os fundos? Como posso fazer? O porque fazer a doação para os fundos do seu município, e quem vai utilizar o valor destinado aos fundos.
Segundo o secretário de Assistencial Social, pelo FIA em 2022 foram doados R$ 68 mil e sete entidades foram contempladas. “Este montante pode aumentar se a comunidade colaborara, o FIA foi criado em 2018, se o contribuinte tem que pagar o imposto de renda, então porque não destinar aos fundos do seu próximo município ajudando entidades e também aos fundos dos Idosos e das crianças e adolescente?” indagou o secretário.
O contador Valdecir da Silva Nunes, destacou que estes dois fundos municipais até então não entravam no processo de doação. “É preciso deixar claro que nenhum contribuinte seja pessoa física ou Jurídica pagará a mais fazendo as doações, é importante que na declaração o contribuinte declare para quem quer doar, caso contrário este dinheiro vai para um caixa e nem sempre chega ao nosso município, o contribuinte estará sabendo para quem doar, pois o próprio sistema indica”.
Demais representantes do CMAS também solicitaram a contribuição da sociedade para as doações aos fundos.
O presidente do Legislativo hervalense Emerson Martini, falou que uma das principais oportunidades para o brasileiro praticar o bem esbarra no desconhecimento. “É necessário mais divulgação para que as pessoas possam entender e assim fazer sua doação. “Nós vereadores com certeza faremos nossa parte levando a informação a comunidade e defendendo para que os recursos sejam doados para entidades de Herval d’ Oeste, sabemos que o trabalho da Assistência Social em nosso município é árduo, mas cumprido com responsabilidade, quero parabenizar a equipe pelo excelente trabalho prestado e a doação dos recursos do IR ajudará a fortalecer este vínculo”.
Fonte: Ascom