A prova de vida para aposentados e pensionistas do serviço público estadual não é mais obrigatória em Santa Catarina. Segundo o presidente do Iprev (Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina), Marcelo Mendonça, o Estado é o pioneiro em adotar a dispensa.
Atualmente, 65 mil aposentados e 12 mil pensionistas recebem benefícios do governo de SC.
O presidente da instituição afirmou, nesta segunda-feira (6), que a decisão foi possibilitada através do convênio firmado há 18 meses com o TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), que permitiu acesso às certidões de óbitos registradas na base de dados dos cartórios.
“Firmamos o convênio e desde então estamos trabalhando na questão da integração da base de dados de todo o território catarinense. Antes de rodar a folha, verificamos se existe o óbito de algum servidor em nosso banco de dados. Assim, evitamos o pagamento de benefícios indevidos.”, disse Mendonça.
Ainda de acordo com o presidente, desde janeiro deste ano, o Iprev deixou de pagar R$ 620 mil em valores indevidos. A dispensa da prova de vida também traz facilidade ao beneficiário, que não precisa mais se deslocar até uma agência do Iprev para realizar a prova de vida.
Alerta para golpe
O presidente do Iprev também alerta para uma nova tentativa de golpe contra aposentados e pensionistas da instituição. Está sendo usado o nome do diretor jurídico do Iprev para abordar os beneficiários, informando que há valores a receber do Estado, relativos a precatório.
O Iprev afirma que não realiza contato para esses fins e não cobra valores de qualquer espécie para a prestação de serviços aos beneficiários.
Fonte: ND Mais