O primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox) em Santa Catarina foi confirmado e está em investigação pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica). O comunicado foi divulgado na tarde desta segunda-feira (30). A suspeita é no município de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste.
O Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Santa Catarina) recebeu a notificação na sexta-feira, dia 27 de maio.
Conforme a DIVE/SC, o caso suspeito é de uma mulher de 27 anos, que mora em Dionísio Cerqueira, com registro de internação hospitalar. A paciente iniciou os sintomas em 24 de maio, com o aparecimento de erupções cutâneas agudas do tipo papulovesicular em diferentes regiões do corpo, que foram acompanhadas de disfagia, mialgia, astenia, febre e linfonodomegalia.
Atualmente, aguarda resultados de exames laboratoriais para outras doenças e segue em monitoramento pela vigilância municipal.
A investigação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Laboratório Central de Santa Catarina (LACEN/SC) com apoio do Ministério da Saúde. Até o momento, não há confirmação de nenhum caso no estado.
O Ministério da Saúde já havia informado, nesta segunda-feira, que acompanha a investigação de dois casos suspeitos de varíola dos macacos no país. Um dos casos está em Santa Catarina e o outro, no Ceará.
Caso suspeito no Rio Grande do Sul
O Brasil também monitora através do Cievs Nacional o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos identificado em um homem, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
De acordo com notificação obtida pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (30), o possível infectado chegou ao Brasil vindo de Portugal no último dia 10. Ele vai passar por consulta e terá material coletado para os exames. As informações são do site O Globo.
Os sintomas tiveram início três dias depois e evoluíram para lesões na pele características da doença dez dias depois. Na última atualização, sábado (29), o paciente relatou melhora parcial das queixas. O diagnóstico segue sendo analisado para confirmar se é a primeira infecção pelo vírus identificada no país.
Casos pelo mundo
O número de casos de varíola dos macacos chegou, até o dia 26 de maio, a 257 casos em 20 países fora da África, totalizando 23 países. A informação foi divulgada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), neste domingo (29). Até o momento nenhuma morte foi relatada.
Em comunicado, a Organização disse que “a situação está evoluindo rapidamente e a OMS espera que haja mais casos identificados à medida que a vigilância se expande em países não endêmicos, bem como em países conhecidos como endêmicos que não relataram casos recentemente.”
Os casos confirmados pela OMS, até o dia 26 de maio, são: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Emirados Árabes, Eslovênia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Fonte: ND Mais