O Alistamento Militar obrigatório é o primeiro passo para a seleção dos futuros jovens que irão servir as Forças Armadas e em 2022 iniciou-se no dia 1º de janeiro para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos este ano, encerrando-se em 30 de junho.
Segundo o 1º Sargento Ibrahim, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 05-008 de Joaçaba, os candidatos podem fazer o alistamento no pela internet, por meio do site www.alistamento.eb.mil.br, porém caso o jovem não tenha acesso à internet basta comparecer a Junta do Serviço Militar de Joaçaba ou Herval D’Oeste, munidos de documentos básicos de identificação como a carteira de identidade e o CPF.
O Chefe da Instrução lembra ainda que caso o jovem não realize o alistamento, a lei prevê algumas sanções. “O alistamento é uma previsão legal e caso não seja cumprida, são estabelecidas algumas restrições ao exercício pleno da cidadania. A impossibilidade de tirar passaporte e carteira de trabalho ou de se inscrever ou exercer cargo público estão entre estas restrições”, afirma o Sargento Ibrahim.
A seleção para a matrícula no Tiro de Guerra 05-008, ou dispensa do serviço militar, está prevista para ocorrer de 16 a 19 de Agosto deste ano. Após realizar o alistamento, o jovem deve acompanhar no site a sua data de apresentação no Tiro de Guerra.
Fonte: Ascom