Dos dias 9 a 13 de maio aconteceu, na Unoesc Joaçaba, de forma presencial, a 17ª Semana Acadêmica de Enfermagem e a 8ª Mostra Científica do curso. As atividades tiveram como tema central “Enfermagem: Uma Voz para Liderar – Investimento na Enfermagem e Respeito aos seus Direitos para Garantir a Saúde Global”.
A abertura do evento foi realizada no Auditório Afonso Dresch e contou com a apresentação de vários trabalhos, jogos educativos, realizados pelas duas turmas da 5ª fase, acompanhados e orientados pelos professores dos componentes APPEs. Houve ainda uma palestra com Dr. Anselmo Duran, que é médico especialista na área de Otorrinolaringologia e docente da Fundação Logosófica de Joaçaba, com o tema “Princípios éticos na convivência humana”, e outra com a professora Dra. Fabiana Meneghetti Dallacosta com abordagem “Vislumbrando o cuidado de enfermagem como prática social empreendedora”.
Do dia 10 ao dia 12, aconteceram 30 minicursos presenciais, nas respectivas salas de cada fase do curso. As temáticas foram escolhidas pelos acadêmicos e ministradas por professores e enfermeiros convidados, do HUST, Unimed e Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
No dia 12, a passagem dos 15 anos de existência do curso de Enfermagem da Unoesc Joaçaba foi enaltecida em sessão da Câmara de Vereadores, de terça-feira (10/05). Uma Moção de Aplauso foi entregue para a coordenadora do curso, Marcia da Rocha Restelatto. O proponente da homenagem, vereador Diego Bairros (PL), fez questão de entregar à Moção nesta data para valorizar também a Semana da Enfermagem.
No dia 13, aconteceu o encerramento da Semana Acadêmica com a 2ª edição do “Pão com linguiça”, momento com música e muita alegria e sorteios de brindes, que foi realizado por meio de perguntas relacionadas aos componentes e atividades específicas do curso.
De acordo com a coordenadora, professora Márcia Restelatto, nos dois últimos anos, os trabalhadores da enfermagem têm se dedicado de maneira exaustiva ao trabalho, seja ele na promoção da saúde, prevenção, tratamento, reabilitação, gestão de pessoas e negócios ou na formação de novos profissionais com a maior qualidade que os protocolos de segurança permitissem. A realização do evento de forma presencial marcou uma nova fase para acreditar em dias melhores. Foi também hora de agradecer a todos aqueles que acompanharam a jornada, pela contribuição para a construção da história do curso.
— Temos a obrigação profissional de entender e de formar profissionais para a sociedade e que possam ver o mundo em seu contexto mais amplo e basear as suas decisões em um entendimento ampliado de nós mesmos, nossos pacientes e nossas circunstâncias. Sabemos que o modo de vida dos seus pacientes e as condições nas quais eles vivem e trabalham influenciam fortemente a sua saúde e longevidade. Seguiremos atuando para oferecer uma formação de qualidade para todos que escolherem a Enfermagem da Unoesc — ressaltou a professora.
Fonte: Ascom