“Não somos concorrência da Delegacia da Mulher, nem do COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), e nem da Secretaria de Assistência Social, somos mais um apoio, uma casa, um colo, que sempre buscará parceiros para melhorar as atividades”. Assim a presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba definiu a Procuradoria da Mulher, órgão anexo à Casa Legislativa, inaugurada na tarde desta sexta-feira, dia 11 de março. A procuradoria tem a missão de auxiliar mulheres que buscam ajuda para solucionar casos de agressão.
A solenidade, realizada no plenário da Câmara, contou com a presença de autoridades e formalizou a abertura do espaço onde as mulheres que buscarem apoio serão atendidas. O projeto que originou a Procuradoria da Mulher na Câmara, de autoria da então vereadora Disnéia De Marco, foi aprovado em agosto de 2021. O espaço, no entanto, está sendo inaugurado agora, marcando a passagem do mês alusivo às mulheres. A vereadora Disnéia foi nomeada procuradora em 2021.
Agora, em 2022, a procuradora é a vereadora Rita Valéria Weiss. A procuradora Rita destacou que a iniciativa da implantação de procuradorias vem de outras casas legislativas onde a medida está sendo avaliada como muito positiva. Conforme ressaltado pela presidente e pela procuradora Rita, a procuradoria terá como finalidade principal, acolher e prestar apoio às mulheres vítimas de violência, seja ela física ou psicológica. O prefeito de Joaçaba Dioclésio Ragnini, a Promotora Márcia Kandler, representantes da Delegacia da Mulher, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM), da secretaria de Assistência Social, prefeitas e vereadoras de cidades vizinhas prestigiaram o evento.
A Câmara já firmou parceria com uma psicóloga e busca outros serviços para colaborar no atendimento inicial às mulheres. Um serviço com um número de telefone específico também será disponibilizado em breve. Por enquanto, quem precisar de auxílio pode ligar no (49) 3527-2900.
Confira mais fotos em: www.cmj.sc.gov.br
Fonte: Ascom