Com custo superior a R$ 6 milhões de reais anuais não se descarta a possibilidade de municipalização da UPA

No programa “Liberdade de Expressão” do último sábado, foram entrevistados, o Prefeito Mauro Martini e a Secretária de Saúde de Herval d’Oeste, Eugênia Bucco. Durante a entrevista, foi discutida a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e apresentado o balanço de atendimentos e investimentos realizados ao longo do ano de 2021. De acordo com Eugênia, o custo para manutenção da unidade foi de 6 milhões e meio de reais no ano passado:

A Secretária de Saúde afirma que Herval d’Oeste teve que aportar mais de 220 mil reais mensais, enquanto Joaçaba contribui com pouco mais de 79 mil reais, sendo que Herval representa 46% dos atendimentos e o município vizinho 36%:

O Prefeito Mauro Martini disse na entrevista que a situação da UPA é um grande desafio para o município de Herval d’Oeste. De acordo com ele, é preciso haver um reequilíbrio de repasses dos municípios da região, principalmente de Joaçaba:

Mauro afirmou que foi procurado por munícipes, os quais, sugeriram a possibilidade de municipalizar a UPA, ou seja, atender somente moradores de Herval d’Oeste. Ele explica que não gostaria, mas que o município não pode ficar pagando essa conta:

Veja agora

Unoesc Basket Joaçaba disputa a final dos Jogos Universitários Brasileiros

Os gigantes do Basket Joaçaba embarcaram para Brasília (DF) no último domingo (13), para representar …