Santa Catarina confirmou mais 13 casos da variante Ômicron nesta segunda-feira (3). Com isso, o Estado conta com 54 casos confirmados em ao menos nove municípios, sendo que 42 deles estão em Florianópolis.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), dos novos casos, 12 foram registrados na Capital e um ainda segue em investigação para identificar o município onde o paciente reside. Além disso, outros 178 seguem aguardando o resultado.
Os casos que já foram confirmados no Estado estão nas seguintes cidades:
Balneário Camboriú: 1;
Biguaçu: 2;
Camboriú: 1;
Florianópolis: 42;
Jaraguá do Sul: 1;
Palhoça: 2;
Santo Amaro da Imperatriz: 1;
São Francisco do Sul: 1;
São José: 2.
Na quinta-feira (30), a Superintendência de Vigilância em Saúde havia confirmado a transmissão comunitária da variante Ômicron em Santa Catarina. Isso significa que não é mais possível identificar a origem das infecções registradas no Estado.
O primeiro caso da variante foi divulgado no dia 21 de dezembro. O paciente era morador de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado, com histórico de viagem à África do Sul. Ele teve sintomas leves e estava com o esquema vacinal completo para a Covid-19.
Já na última semana, o número chegou a 41 casos confirmados. Os casos foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC) e confirmados por sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ).
A variante Ômicron foi detectada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD) em novembro de 2021. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Ômicron é altamente transmissível e com grande número de mutações.
Fonte: NSC Total