Por mais um semestre, a Unoesc está participando do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). São 704 bolsistas que estão desenvolvendo 18 projetos de intervenção em cidades onde a Universidade está presente e, para marcar o início das atividades, uma aula inaugural foi realizada no dia 16 de outubro. O evento contou com a participação de dirigentes e professores, os coordenadores do Programa de cada campi e acadêmicos com o objetivo de esclarecer sobre o funcionamento e apresentar os projetos que serão desenvolvidos.
O Proesde é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo para estudantes matriculados em cursos de Graduação e de Licenciatura, por meio do Uniedu, sob a Coordenação é da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina. Os estudantes participantes deste semestre recebem a gratuidade de 100% da mensalidade do curso durante um semestre, sendo que, em contrapartida, colocam em prática projetos de cunho social que são pensados visando atender demandas das comunidades. (Lista completa ao final da matéria).
De acordo com a coordenadora Institucional do Proesde, professora Tânia Nodari, o acadêmico que participa do programa se beneficia não apenas com a bolsa de estudos.
— Por meio do Proesde, o aluno tem contato com estudantes de outros cursos, o que fomenta a interdisciplinaridade e cria uma rede de contatos. Atua em outros componentes curriculares que não estão na grade de seu curso como: empreendedorismo, inovação e sustentabilidade e ainda desenvolve senso participativo e protagonismo juvenil por meio da intervenção junto às comunidades — afirma.
A Unoesc participa do Proesde desde 2014 e já são mais de dois mil alunos formados no Programa. Só no primeiro semestre de 2021 foram mais de 800 acadêmicos beneficiados. Para 2021, as inscrições encerraram, mas, os acadêmicos interessados devem ficar atentos à disponibilidade de bolsas de estudo por meio do Uniedu no semestre que vem, fazer o cadastro e selecionar a opção Proesde.
— A cada novo semestre mais recursos do Uniedu têm sido disponibilizados e isso oportuniza o ingresso de muito mais acadêmicos em nosso programa. Este é o primeiro ano com a realização de intervenções diretas por meio dos projetos e já estamos tendo excelentes feedbacks, ou seja, está sendo bom para os acadêmicos e para os municípios — finalizou Tânia.
Abaixo, a lista dos projetos que serão realizados neste segundo semestre de 2021
Anita Garibaldi – Projeto Rodovia no trecho Anita Garibaldi a Celso Ramos (40 acadêmicos)
Bandeirante – Produção de material didático para o apoio pedagógico na Escola
Campo-Erê – Produção de Material Didático para Apoio Pedagógico na Escola (33 acadêmicos)
Capinzal – Fabricação de Esteira Fisioterápica para APAE Capinzal (36 acadêmicos)
Caxambu do Sul – Brinquedoteca e Incentivo à Leitura (24 acadêmicos)
Coronel Freitas – Mutirão da Limpeza – Meu Espaço mais Bonito (23 acadêmicos)
Coronel Freitas – Mutirão da Limpeza – Meu Espaço Bonito (23 acadêmicos)
Entre Rios – Revitalização em Espaços Públicos no Ambiente Urbano (40 acadêmicos)
Herval d’ Oeste – Implantação de Horta Comunitária Sustentável Cras (40 acadêmicos)
Ipuaçu – Horta Comunitária para Promoção da Saúde e da Alimentação saudável (40 Acadêmicos)
Joaçaba – Implantação de Horta Comunitária Sustentável – Associação Bocado do Pobre (40 acadêmicos)
Nossa Escola Sustentável – Escola Municipal Rotary Fritz Lucht – (50 acadêmicos)
Monte Carlo – Mutirão Ambiental – Meu Espaço Mais Bonito (45 acadêmicos)
Paial – Brinquedoteca e incentivo à leitura (38 acadêmicos)
Ponte Serrada – Revitalização dos Espaços Públicos no Ambiente Urbano (34 acadêmicos)
Romelândia (Produção de Material Didático Para Apoio Pedagógico na Escola (44 acadêmicos)
São Miguel do Oeste – O Bem-estar como potencializador dos Significados da Qualidade de Vida dos Moradores da Vila Nova (34 acadêmicos)
Videira – Mutirão ambiental – Meu espaço mais Bonito EEB Inspetor Eurico Rauen (20 acadêmicos)
Xanxerê – Horta Comunitária para promoção da Saúde e da Alimentação Saudável (29 acadêmicos)
Xaxim Revitalização dos Espaços Públicos no Ambiente Urbano (20 acadêmicos)
Fonte: Ascom/Alessandra de Barros