O programa Novos Caminhos entregou neste mês mais computadores para municípios do meio-oeste catarinense. A Associação Patronato Anjo da Guarda, de Catanduvas, recebeu dois aparelhos; o Consórcio Intermunicipal Casa Lar, de Capinzal, recebeu um computador; e o Serviço de Acolhimento de Campos Novos recebeu outros dois aparelhos. Os equipamentos serão utilizados por adolescentes acolhidos pelas instituições.
Em agosto, o programa oferecerá um curso gratuito a sete adolescentes acolhidos por entidades de Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Joaçaba e Herval D’Oeste. O curso acontecerá no Sesi de Joaçaba e será ministrado por professores do Senai, com temas como economia pessoal e vantagens de permanecer na escola. “Serão abordados assuntos como postura profissional, noções básicas de informática, preparação para entrevista de emprego e elaboração de currículo entre outros”, explica a assistente administrativa e interlocutora dos Programas de Responsabilidade Social da Fiesc Elaine Cristina Blodorn Martins.
O Novos Caminhos é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em parceria com a Federação da Indústria e Comércio (Fiesc) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). O objetivo é contribuir no processo de construção da autonomia de adolescentes inseridos em medidas protetivas de acolhimento, a fim de proporcionar a perspectiva de um futuro pautado na dignidade. Os jovens que ingressam no Novos Caminhos são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares.
Fonte: Assessoria de Imprensa/NCI