Moradores de Caçador já contabilizam mais de 80 horas sem luz desde a passagem de um tornado pela região, no fim de semana. Foto registrada pela jornalista Marlise Groth mostra que, para muita gente, o único recurso para não perder o contato com o mundo tem sido o gerador de energia de empresas privadas, que permitem que as pessoas carreguem o celular.
A fila junto à empresa GGNET, que é a única com wi-fi disponível, começa logo cedo e permanece durante o dia todo. Para atender à população, a empresa instalou extensões no pátio. Nos terminais, comerciantes recarregam as máquinas de cartão de crédito.
Segundo Marlise, a maioria das agências bancárias permanece fechada por falta de luz. No fim da tarde de ontem um gerador foi levado de Rio do Sul, para atender os terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Imagem feita pela jornalista mostra a escuridão em Caçador às 18h de ontem. As únicas luzes na imagem são dos carros e de um supermercado, que tem gerador de energia – a empresa também tem autorizado os moradores a carregar o celular no local. Diante da escuridão, a Polícia Militar intensificou as rondas na cidade.
A previsão inicial para o retorno do abastecimento de energia em Caçador era nesta madrugada, mas a cidade permanece às escuras.
Fontr: NSC