Este final de semana foi marcado pela perda de 4 vidas hervalenses para o novo Coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde do município 1 óbito ocorreu na sexta-feira (09), 1 no sábado (10) e 2 neste domingo (11).
O primeiro óbito foi de um homem, 58 anos, sem comorbidades, não era monitorado pelo município. Ele chegou na UPA dessaturando no dia 31 de Março, já em angústia respiratória, foi levado diretamente para o HUST, internou na UTI covid, foi intubado com quadro grave e prognóstico ruim desde a internação, infelizmente acabou evoluindo a óbito.
O segundo foi de um paciente de 71 anos, procurou a triagem com 10 dias de sintomas, foi coletado PCR dia 06 de março, paciente estável e bem, evoluiu para piora do quadro 12 dias após a alta, fez retorno na triagem, fez Raio-X no HUST dia 16, foi intubado, houve piora da função respiratória, evoluiu para piora da função renal, instável hemodinamicamente, prognóstico ruim, dia 02 de Abril evoluiu para melhora discreta do quadro, apresentou abertura ocular, após, piora novamente do quadro. Evoluindo a óbito.
A terceira morte foi de uma mulher, 77 anos, moradora do Centro, portadora de DM e Has, positivou via PCR no dia 22 de Março, evoluiu para astenia, consultou na UPA, na triagem após diagóstico da doença, paciente internou em Capinzal após quadro de inapetência, astenia, náusea e piora do quadro, dispnéia, em uso de O2, estável, comunicando-se com a equipe via telefone, no dia 31 teve piora do quadro, aumentado fluxo de O2, e após, transferida ao HUST com piora do quadro, intubada, mantendo altos parâmetros de ventilação mecânica, prognóstico ruim, vindo a óbito na manhã deste domingo (11).
O quarto óbito foi de um homem de 49 anos, portador de DM e Has. Chegou no centro de triagem no dia 21 de Janeiro, com laudo positivo para covid Realizado em São Paulo onde estava trabalhando como caminhoneiro. Chegou dessaturando, estabilizado, realizado exames laboratoriais. No dia 22 internou no HUST com piora do quadro respiratório, paciente na UTI em VNI, apresentando descompensação severa de DM e Has, no dia 27 piora do quadro, fez vários episódios de hipertensão expressiva, evoluiu para intubação, oscilou várias vezes de bom estado geral para mal estado geral, fez hemodiálise, evoluiu bem alguns dias, tendo até possibilidade de alta com suporte de 02 em casa, estava internado na clínica médica, fez lesão por pressão extensa e necrosada, dermatite generalizada, quadro neurológico ruim, emagrecimento, começou a fazer febre, antibióticos trocados várias vezes, evoluiu a SEPSE, indo a óbito neste domingo (11). Paciente e família acompanhados o tempo todo pela vigilância. Total de tempo de internação no HUST: 03 meses.