Conforme dados levantados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação no NOVO CAGED – MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), constatou-se que Joaçaba tem um saldo positivo de 1.672 empregos, entre demitidos e admitidos, sendo o melhor resultado dos últimos 10 anos, tendo como destaque o setor de serviços.
Além disso, o município também apresentou um crescimento considerável nos últimos 4 anos na implantação de novas empresas, sendo que em 2016 tinha 575 MEIs e em novembro de 2020 o número chega a 1.338, apresentando um crescimento de 133%. Em relação a optantes do Simples, em 2016 eram 2.026 empresas cadastradas e, em novembro de 2020 são 3.058, tendo um crescimento 51%.
De acordo com o prefeito Dioclésio Ragnini, o que gerou esses resultados foi a desburocratização da Legislação Municipal e a agilidade nos processos feita pela atual Administração. “Mesmo sendo um ano de pandemia, o município de Joaçaba apresentou excelentes resultados na economia, com o segundo melhor saldo de empregos entre os municípios da AMMOC, AMPLASC, AMAUC e AMARP e isso é resultado da atualização que fizemos na Legislação Municipal, que antes eram engessadas e impossibilitava o crescimento de Joaçaba. Enquanto muitos municípios tiveram menos arrecadação de ICMS neste ano, Joaçaba continuou a crescer em plena pandemia, isso só comprova que estamos no caminho certo”, afirmou Dioclésio.
Fonte: Ascom/Prefeitura Joaçaba