Desde a última semana, a UTI destinada ao atendimento à Covid-19 no, Hospital Universitário Santa Terezinha ( HUST ) está totalmente ocupada por pacientes em estado grave. Desde o início da pandemia a direção da unidade de saúde destinou 7 leitos específicos para o atendimento a pacientes em estado agravado pela doença. A cerca de 20 dias o hospital teve mais 4 leitos implantados, que foram habilitados pelo ministério da saúde.
Segundo informações, na manhã desta terça-feira,28, o sistema de saúde no combate à pandemia do novo coronavírus, colapsou, ou seja, não há mais leitos de UTI disponíveis em hospitais de nossa região. Estão lotadas as UTIs dos hospitais Santa Terezinha em Joaçaba; São Francisco em Concórdia; Hélio Anjos Ortiz em Curitibanos; Divino Salvador em Videira e Maicé em Caçador.
A secretária de saúde de Herval d’ Oeste, Eugênia Bucco, confirma que o sistema colapsou, e que a comunidade precisa fazer a sua parte, por que os números de óbitos só tendem a aumentar a partir deste momento.
Pacientes que necessitarem de leitos de UTI deverão ser encaminhados a hospitais em outras regiões do estado.